Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Quadrinhos e vídeos transformam o ensino de matemática financeira no Campus Natal-Zona Norte

Abordagem criada por professor do IFRN buscar conectar conhecimento e realidade dos estudantes

Publicada por Neiryvan Cruz em 13/10/2025 Atualizada em 13 de Outubro de 2025 às 22:08

O ensino da matemática financeira ganhou novas cores e formatos no Campus Natal-Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Desde 2022, turmas do 2º ano dos cursos de Eletrônica, Informática e Comércio vivenciam uma metodologia que une conceitos como porcentagem, juros simples e compostos à produção de histórias em quadrinhos e vídeos didáticos.

A proposta nasceu no período da pandemia, quando o ensino remoto exigiu inovação nas estratégias de aprendizagem.

“Precisávamos encontrar formas de manter o interesse e a participação dos estudantes, e ao mesmo tempo aproximar a matemática financeira da realidade deles”

Josimar Santos, professor responsável pelo projeto

Após a etapa teórica em sala de aula, os alunos são organizados em grupos para explorar temas como imposto de renda, inflação, financiamento imobiliário, investimentos em renda fixa e variável, e cálculo de juros de cartão de crédito. As HQs são produzidas com apoio da plataforma Pixton, enquanto os vídeos são editados com softwares livres e publicados no YouTube de forma não listada.

Segundo o professor, a metodologia tem gerado resultados expressivos. “Quando os estudantes transformam cálculos e conceitos em narrativas visuais ou audiovisuais, eles estabelecem conexões com situações do cotidiano. Isso aumenta a compreensão e ajuda a tomar decisões financeiras conscientes”, ressalta.

Próximos passos

Em 2025, a iniciativa evoluiu para um projeto de pesquisa que desenvolve um aplicativo em formato de calculadora financeira. A ferramenta, quando finalizada, será disponibilizada gratuitamente para toda a comunidade. “Queremos que esse impacto ultrapasse os muros da escola e chegue às famílias e a qualquer pessoa que precise lidar com dinheiro de forma mais informada”, conclui o educador.

Capacitação

Entre 25 e 28 de setembro, o professor participou do 8º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado em Brasília/DF, que discutiu o tema “Dialogar sobre a Matemática para um Brasil Inclusivo: Currículo, Equidade e Neurociência”. No evento, além de apresentar um relato de experiência sobre a metodologia desenvolvida no Campus, ele participou de oficinas e minicursos voltados ao ensino de matemática inclusivo.

Josimar também foi um dos vencedores de um desafio nacional de produção de vídeo inovador para a educação básica e, como prêmio, vai participar de uma capacitação no Rio de Janeiro com apoio do Ministério da Educação (MEC).