Projetos conquistam prêmios e credenciais para eventos em mostra no Paraguai

Campus ficou com 1º e 2º lugares da Categoria Ciências Ambientais. Feira terminou no sábado (25)

Publicada em 27/08/2018 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estudantes conquistam duas primeiras posições na Fecitec Girasoles, em Encarnación, Paraguai

O IFRN conquistou o topo da Categoria Ciências Ambientais da Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec), que aconteceu de 22 a 25 de agosto em Encarnacíon, Paraguai, com os três melhores trabalhos. Os dois primeiros colocados, do Campus Natal - Zona Norte, e o terceiro, do Campus Natal - Central, receberam o resultado da premiação neste sábado (25).

O primeiro, de autoria dos alunos Gabriele Teixeira, Gabriel Oliveira e Marcos Araújo, tratou da extração de um tipo de óleo essencial para a obtenção do biodiesel. "Buscamos desenvolver um meio de energia renovável baseado no uso de cascas de laranja de diferentes espécies para remover um óleo essencial para, a partir dessa substância, obter biodiesel, dando-lhe assim um destino sustentável", explicou o professor Olímpio Silva, orientador dos dois melhores projetos.

O segundo lugar ficou com o trio Monise Bispo, Daniel Gomes e Victor Melo, autores do projeto que busca aplicar uma estrutura organometálica de cálcio na adsorção do corante azul de metileno no tratamento de efluentes. Em outras palavras, a pesquisa se propõe a reduzir os corantes da água utilizada nos processos industriais antes de ser despejada nos rios, mares, lagos, etc, ou no próprio esgoto. Além da premiação, a equipe recebeu o credenciamento para participar da ExpoCiencias Nacional, que acontece no México em 2019.

As estudantes Dayane Silva, Kaliane dos Santos e Runielly Garcia, do Campus Natal - Central, conquistaram, além do terceiro lugar, a credencial para o evento do hemisfério norte. O grupo desenvolveu o projeto "Educação ambiental na escola: Estudo de caso sobre o uso da água e dos resíduos sólidos", sob orientação da professora Ana Karla Costa.

A Mostra

A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.

Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.

Conteúdo relacionado:

23/08/2018 - Grupos apresentam projetos com ideias sustentáveis em mostra no Paraguai