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EXTENSÃO

Projeto une campi e leva letramento digital a crianças carentes

Iniciativa contou com alunos de nível médio e superior de Canguaretama e Zona Norte

Publicada em 14/07/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Projeto busca favorecer inclusão social de crianças em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica

De um lado, duas alunas de Licenciatura em Informática do Campus Natal - Zona Norte e oito alunos do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Canguaretama. De outro, 45 crianças da Escola Municipal José de Carvalho e Silva, também de Canguaretama, no litoral sul do Rio Grande do Norte. No meio deles, a 1ª turma do Projeto de Extensão "Informatização Social", e o curso de Letramento Digital.

Flávio Ferreira, Diretor Geral em Exercício em Canguaretama saudou os participantes: “é uma ação exitosa. É louvável o empenho e a participação dos envolvidos no projeto que ainda foi feito em forma de parceria entre dois campi do IFRN e trabalhou junto à comunidade externa”, disse.

Na terça-feira (11), aconteceu a cerimônia de certificação da turma concluinte. O curso, realizado com o apoio da Secretaria de Educação daquela cidade, aconteceu no Laboratório de Informática da escola municipal, onde os formadores foram os alunos do integrado que receberam orientação didático-pedagógica conduzida pelas alunas do curso superior.

Para Helber Silva, coordenador de Extensão em Canguaretama, a ação pode ser fortalecida a partir de novas turmas beneficiadas: “o que buscamos com essa iniciativa é, sempre, favorecer a inclusão social de crianças em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica por meio do letramento digital”, declarou.


Letramento digital

Diante de um mundo em que as redes e a Internet ditam a velocidade da informação, a Informatização Social e o Letramento Digital surgem como urgente necessidade aos indivíduos. É uma forma de responder às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. Assim, por letramento digital entende-se a capacidade de manusear as regras da comunicação em ambiente digital, criando habilidades de localizar, filtrar e avaliar criticamente informações disponibilizadas eletronicamente.


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