extensão

Projeto leva ensino da robótica a estudantes de ensino fundamental

Voltada para alunos de escolas públicas, iniciativa aborda conteúdos como programação e tecnologia

Publicada em 21/06/2022 Atualizada há 1 ano

Curso atende estudantes de 8º e 9º ano não só de Natal, mas também dos municípios de Cangueretama e Goianinha

O projeto de extensão "Programação e Robótica como Recursos Didáticos de Iniciação Tecnológica para o Ensino Fundamental", aprovado no ano passado pela Chamada Pública IFES nº 1/2021, iniciou a sua terceira semana de atividades beneficiando jovens da comunidade da Zona Norte. Por meio de um curso, que começou no dia 26 de maio, as aulas abordam conteúdos como tecnologia, programação e robótica.

"Participam desta etapa do curso estudantes do 9º ano da Escola Rômulo Wanderley, que assistem às aulas no turno vespertino, nas quintas e sextas-feiras, sendo cada dia para uma turma diferente, totalizando mais de 60 alunos atendidos ao longo de 10 semanas. Também contamos com alunos do 8º ano dessa escola e de outras de Natal, Canguaretama e Goianinha", revela o professor Francisco Junior, coordenador do projeto.

Os recursos obtidos com a aprovação do projeto foram utilizados para a compra de tablets e kits arduíno, que, de acordo com o coordenador, serão utilizados ao longo do ano no curso. Ainda segundo ele, o Campus vai receber também um notebook e kits de Raspberry (que serve para montar um minicomputador caseiro) nos próximos meses.

Além de Francisco, compõem a equipe a professora Liviane Melo, como extensionista; sete alunos do curso de Licenciatura em Informática, sendo 3 bolsistas; e outros sete estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletrônica, dos quais dois são bolsistas. Também faz parte do time o professor de Matemática Isaque Bezerra, que leciona na Escola Estadual Rômulo Wanderley e atua como colaborador externo do projeto.