Projeto do Campus é selecionado por programa do Ministério da Cultura

Iniciativa prevê a compra de instrumentos musicais para oficinas de violão, piano e canto coral

Publicada em 20/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Programa visa desenvolver as artes e a cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito da diversidade cultural

O Campus Natal - Zona Norte teve o projeto "Música na Escola", coordenado pelo professor Fábio Alexandre dos Santos, aprovado para receber recursos do Programa Mais Cultura nas Universidades, dos ministérios da Cultura e da Educação. A listagem das instituições contempladas foi divulgado no último dia 10 de julho.

Com duração prevista de dois anos, o projeto de extensão é voltado para alunos e jovens e adultos da comunidade, preferencialmente de escolas públicas da região em situação de ampla vulnerabilidade social, para a oferta de oficinas de violão, piano e canto coral.

"Uma vez adquiridos os instrumentos musicais, vai ficar mais fácil para o IFRN garantir a condução para os trabalhos de formação dos alunos. Além disso, deve haver pelo menos 12 apresentações abertas ao público por meio de um programa de concertos regulares", explicou Fábio.

No total, o Instituto conseguiu a aprovação de outros 20 projetos no edital do programa, cuja finalidade é desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Os projetos foram selecionados nas áreas de música, teatro, artes visuais, cinema, dança, saberes e fazeres tradicionais, museu, formação profissional e diversidade cultural.

Concorrência e desempenho do Instituto

O IFRN foi uma das instituições que teve seu Plano de Cultura aprovado, após concorrer com mais de 100 instituições públicas federais. O Instituto ficou em 18º lugar em nível nacional dentre as instituições e em 5º lugar da região Nordeste, com a aprovação de um valor de R$ 1.125.000,00 reais para investimento de projetos culturais.

Já a aplicação do recurso e o desenvolvimento dos projetos foram discutidos na última sexta-feira (17), em reunião que contou com a participação da coordenadora geral do Programa no IFRN, Maria Isabel Dantas; da assessora de Projetos e Convênios, Sandra Maria Nóbrega; da coordenadora de Extensão do Campus Natal - Cidade Alta, Hortência Silva Nepomuceno, e da pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes.

"A principal ação do Plano será o Circuito Mais Cultura, que acontecerá em quatro cidades polos e promoverá a itinerância de alguns projetos, podendo inclusive envolver atividades dos campi dessas regiões e também outros grupos culturais das comunidades", declarou Régia.

Plano de Cultura do IFRN: elaboração, aplicação e projetos

A elaboração do plano foi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e contou com a participação de servidores dos campi Natal - Central, Cidade Alta, Zona Norte, EaD e Macau. O plano contempla os seguintes eixos temáticos: Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Economia Criativa, Empreendedorismo Artísticos e Inovação Cultural. Segundo Régia Lopes, o projeto será executado em 24 meses. No momento, aguarda-se a liberação de recursos para iniciar as atividades.

Alguns projetos envolvem todos os campi do IFRN, como é o caso doFestival da Canção Popular do IFRN, que deverá fazer seleção de canções em todos os campi e outros projetos que levam concertos às cidades do interior do RN, como é o caso dos Concertos Populares no Seridó “Para ouvir e Compreender Música”. Outras ações contemplam a formação profissional com cursos FIC abertos à comunidade.

O plano tem a gestão composta por um Comitê Gestor do Plano de Cultura (COGECULT), composto por 4 câmaras: Câmara de Políticas e Ações Culturais, Câmara de Acompanhamento e Avaliação, Câmara de Comunicação e Mobilização e Câmara de Gestão Contábil e Financeira. A Proex está iniciando reuniões com a Coordenação Geral e posteriormente com as câmaras e coordenações de projetos para iniciar os ajustes financeiros que devem ser realizados, tendo em vista que os recursos totais aprovados contemplam 75% dos recursos solicitados.

Mais:

Para acessar o Plano de Cultura do IFRN, clique aqui.

Conheça os 21 projetos de cultura que serão desenvolvidos no IFRN.