Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

Projeto do Campus é contemplado em edital da Rede Federal com 90 mil reais

Recursos vão custear montagem de laboratório de robótica e bolsas para estudantes e servidores

Publicada em 28/09/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Pioneiro no estado, projeto visa atender com cursos na área oito escolas estaduais e municipais, em média 400 alunos do ensino fundamental

O dia começa com boas notícias para a comunidade escolar. Nesta quarta-feira (30), o projeto Programação e Robótica como recursos didáticos de iniciação tecnológica para o ensino fundamental, de autoria dos professores Francisco das Chagas Júnior e Liviane Melo, foi aprovado pela Chamada Pública IFES nº 01/2021 com recursos financeiros da ordem 90 mil reais, que podem ser aplicados em Infraestrutura e em bolsas para a coordenação de projeto, para extensionista, colaboração externo e para monitoria, de graduação e técnica.

Metade do valor obtido deve custear a infraestrutura de montagem do novo Laboratório de Tecnologias Digitais e Robótica Educacional do Campus; a outra parte, para o pagamento de bolsas para alunos e servidores. "Todo o material que será adquirido possibilitará a criação de um novo laboratório e será utilizado para a oferta de cursos de robótica, programação e iniciação tecnológica para escolas públicas da Zona Norte de Natal, de Goianinha e de Canguaretama, o que demonstra a amplitude e a relevância do projeto. Além de propiciar conhecimento e inovação para diversos estudantes do estado, será uma experiência muito rica para os alunos que fazem parte da equipe do projeto, que são dos cursos de Licenciatura em Informática e Técnico em Eletrônica, tanto bolsistas como voluntários", explicou Francisco.

Pioneiro no estado, o projeto visa atender oito escolas estaduais e municipais, em média 400 alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental, com cursos relacionadas a tecnologias aplicadas à educação, programação e robótica, de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, o trabalho em grupo, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a tomada de decisão.

Em sua equipe, a iniciativa conta também com a colaboração, na condição de bolsistas, dos alunos Hugo Tomás, Valtemir Procópio e Yasmim Cortez (de Licenciatura em Informática) e Geovani Porto e Yasmin Kaline Silva (de Eletrônica); e dos professores Helber Wagner da Silva, do Campus Canguaretama, e Isaque Tertuliano, da rede estadual de ensino.