Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Projeto de professor concorre a prêmio na Mostra de Projetos da Febrace

Trabalho mais votado pelo público no site do evento será o vencedor. Votação segue até 29 de março

Publicada em 24/03/2021 Atualizada há 1 ano

Pedro Baesse é orientador do Projeto Dados Livres, de autoria da estudantes Maria Carolina Soares, do Campus Ceará-Mirim

O Projeto "Dados Livres", de autoria de Maria Carolina Soares, do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Ceará-Mirim, sob orientação do professor Pedro Baesse, do Campus Natal-Zona Norte, concorre, até as 14h da próxima segunda-feira (29), ao prêmio da Mostra de Projetos, da 19ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na categoria Ciências Sociais Aplicadas . Na exposição virtual, organizada e realizada anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho mais votado pelo público no site do evento será o vencedor.

Segundo a Agência Brasil, os 345 projetos finalistas, feitos por alunos dos três níveis do ensino médio, são oriundos de todas as regiões do país e envolvem mais de 700 estudantes e 482 professores de 295 escolas. 


O projeto

Lançada na versão de testes em novembro de 2020, a plataforma surgiu como ideia em 2019 quando aluna e orientador identificaram a importância de explorar informações e tecnologias que utilizam dados abertos. De acordo com a Open Knowledge International – organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento livre –, dados abertos são informações públicas ou privadas, disponíveis para serem acessadas ou reutilizadas por qualquer pessoa, para qualquer finalidade.

"Os dados abertos governamentais são fundamentais para um bom controle social da administração pública. Contudo, eles estão espalhados em todas as esferas dos governos municipais, estaduais e federal e, muitas vezes, são fornecidos à sociedade de uma forma ´de difícil acesso, visualização e compreensão. É nesse contexto que criamos a “Dados Livres”, para catalogar fontes e aplicações em um só lugar", explica Carolina.

Segundo Pedro Baesse, apesar de o projeto estar em desenvolvimento há dois anos, ainda há muito trabalho a ser feito. "Nosso foco agora é criar a possibilidade de ligar as fontes de dados e aplicações que usam suas informações (e vice-versa) dentro da plataforma. Assim é mais fácil achar programas que facilitem a visualização dos dados e quais fontes de dados elas utilizam. Além disso, existem diversas outras ideias que precisam de ajuda para serem desenvolvidas como cadastro de artigos acadêmicos e notícias que usam dados abertos", comenta o professor.

Clique aqui e vote no trabalho.

Mais:


Conheça a ideia: