Projeto Agência Web Escolar recebe visita de representante da UERN

Reunião serviu para tratar de parceria entre o projeto e a instituição de ensino estadual

Publicada em 05/05/2017 Atualizada há 1 ano

Reunião serviu para apresentar o projeto de extensão Agência Web Escolar e firmar parceria para apoio de alunos em evento nacional

O Campus recebeu na última quinta-feira (4) o professor Fagner Moura, chefe do Departamento de Economia do Campus Assu da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a convite dos professores Cesimar Xavier, Andreza Sousa e Denise Momo.

A visita aconteceu por dois motivos: o primeiro foi apresentar ao visitante o projeto de extensão Agência Web Escolar (AWE), desenvolvido por Kalyane de Oliveira e Lucas Medeiros, ambos do curso técnico em Informática para Internet, sob orientação do professor Cesimar Xavier.

Já o segundo se tratava da formalização do apoio do projeto, através da prestação de serviços de design e webdesign, ao I Encontro Nacional de Economia do Vale do Açu, que acontece no mês de outubro em Assu-RN. O evento será realizado pela Empresa Júnior de Economia do Vale, em parceria com os campi da UERN envolvidos.

A Agência Web Escolar

O projeto, que existe há quase dois anos, consiste na criação de um ambiente propício à aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos durante os cursos de Informática e Informática para Internet, de forma prática. A AWE busca criar também um espaço de práticas e experiências, simulando uma agência web real, dentro do âmbito escolar capaz de proporcionar a vivência de criação de aplicações para internet de modo a atender as demandas dos seus clientes.

Além disso, cabe destacar que, segundo o orientador, a agência ganhou notoriedade para o seu desenvolvimento devido à grande demanda reprimida dos empreendedores e microempreendedores individuais da Zona Norte, que não dispõem de serviços de apoio a seus empreendimentos no que diz repeito às ferramentas de informática e internet. "Um website focado no segmento de sua atuação poderá difundir melhor uma marca, ampliar e diversificar o modo de vendas de um empreendedor, criar um canal de comunicação com seus os clientes e fidelizá-los", explicou.

O professor revelou, ainda, que o projeto não deve se limitar a atender apenas empresas. "Além dos microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenos empreendedores, as instituições filantrópicas e de ensino também serão contempladas com o desenvolvimento deste trabalho, sendo apoiadas, desta forma, pelas ações de extensão do IFRN".

Para Cesimar, a criação da AWE vai facilitar ao Instituto cumprir a sua função social, no que tange ao ensino, à pesquisa e extensão. "Teremos professores, alunos e comunidade interagindo. Nesse processo, o primeiro a ser beneficiado será o aluno, que vai aplicar e resignificar o seu processo de ensino-aprendizagem; em seguida, os professores, que vão propiciar a pesquisa e a extensão aos alunos. Por fim, a comunidade, que através das ações de extensão vai fortalecer a sua identidade na região na qual está inserida".

A equipe

Além dos alunos e dos professores citados na matéria, também fazem parte do projeto os professores Iranylson Brito, Otávio Barbosa e Diego Nascimento. Em breve, serão divulgados detalhes de um processo seletivo para novos membros da Agência.