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INTERDISCIPLINARIDADE

Professores compartilham experiências de Projetos Integradores

Profissionais participam na segunda (15) de mesa virtual com servidores do IF Sertão Pernambucano

Publicada em 10/06/2020 Atualizada há 1 ano

Projeto busca articular, interdisciplinarmente, conhecimentos gerais e técnicos com exposições em pôster e apresentações de protótipos

Um grupo de nove professores, oito do Campus Natal-Zona Norte do IFRN e um do Campus Natal da UFRN, foi convidado para participar, na próxima segunda-feira (15), de um mesa de diálogo virtual sobre o tema "A interdisciplinaridade como possibilidade de ensino-aprendizagem: relatos de experiências com projetos integradores no IFRN", com servidores do Campus Petrolina do IF Sertão Pernambucano. 

A discussão ocorre no período em que aquela instituição está no processo para implementar um novo projeto pedagógico (PPC) do Ensino Médio para cursos técnicos na forma integrada. Nesse contexto, uma das metas do PPC é a aplicação projetos dessa natureza, envolvendo turmas do primeiro ao terceiro ano.

Vão representar o Campus na discussão os professores Marjorie Ramos, Vaneska Santos, Karla Lima, Emília Bezerra, Alinne Pompeu, Cesimar Xavier, Augusto Medeiros e Paulo Duavy; William Oliveira, outrora professor substituto no IFRN, vai falar em nome da Universidade.


Projeto Integrador: o que é?

A iniciativa – componente curricular obrigatório do 3º ano para os cursos técnicos em Comércio e Informática para Internet e do 4° ano para o Curso Técnico em Eletrônica – busca articular, interdisciplinarmente, conhecimentos gerais e técnicos com exposições em pôster e apresentações de protótipos. No período que antecede o projeto, os alunos são estimulados a refletir sobre os mais diversos problemas sociais e desafiados a desenvolver soluções que sejam socialmente interessantes, comercialmente sustentáveis e inovadoras.

Cabe, no entanto, salientar que o grupo de professores do Campus Natal-Zona Norte convidado atua no Projeto Integrador direcionado a turmas de 1º e 2º ano, ainda que não obrigatório nessa etapa do ensino médio-técnico, segundo a equipe, "por acreditar e defender essa metodologia como importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem".

 

Edição de 2019

A última edição do Projeto Integrador, realizada em dezembro de 2019, foi resultado de muito trabalho, boas ideias e interdisciplinaridade e contou com a participação de cerca de 200 alunos – do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Comércio e Eletrônica e do primeiro e segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet. Sob orientação de profissionais do Campus e de outras instituições, eles apresentaram à comunidade acadêmica, no hall de entrada da escola, dois projetos interdisciplinares: o "Interdisciplinaridade na Escola: Construindo um Município Sustentável - Fase III"  e o "GeoDesign".

"Interdisciplinaridade na Escola": No último semestre letivo, os estudantes de segundo ano foram divididos em equipes, que produziram benchmarking – ferramenta de gestão que busca melhorar funções e processos de um empreendimento – das atividades realizadas em 2018, ano em que começou o projeto. Em seguida, partindo de soluções dos próprios alunos, eles reescreveram o projeto de pesquisa e reelaboraram um plano de necessidades. Além disso, recriaram o site do município, o plano de gestão, o projeto de iluminação pública e privada e a maquete do território, que será iluminada, em parte, por energia solar. Para realizar o trabalho, os jovens participaram de cursos de capacitação em SketchUp, que lhes ajudou na elaboração de projetos de equipamentos urbanos.

"Distribuímos bem as tarefas. Os estudantes de Informática desenharam a planta e criaram o site. Os de Comércio ficaram responsáveis pelo planejamento estratégico e plano de marketing do município, e os de Eletrônica pelo projeto de iluminação", explicou a professora Marjorie Ramos, uma das participantes da equipe executora do projeto. "Depois de dois bimestres de trabalho muito árduo, chegamos ao final de mais uma etapa de trabalho que, a priori, deve ter ainda mais três fases. Apesar do cansaço, o resultado nos deu a certeza de que, mesmo estando em sala de aula há quase 30 anos, sempre temos o que aprender, o que buscar. Nossos alunos são, na verdade, os grandes responsáveis por toda a nossa dedicação", completou.

"GeoDesign": Por sua vez, o "GeoDesign" é um projeto que, em meados de 2019, surgiu entre as disciplinas de Geografia e Design Web. Dividida também em equipes, a turma ingressante de Informática para Internet teve de se aprofundar na bibliografia necessária para o desenvolvimento do trabalho, produzindo livros digitais (e-books sobre a dinâmica da natureza) para apresentação.


Como começou?

Em 2007, Marjorie trouxe de suas práticas docentes, no Campus Ipanguaçu, a ideia de realizar uma iniciativa nos moldes do atual Projeto Integrador. Dois anos depois, já na Zona Norte, onde leciona até hoje, ela conseguiu reunir um grupo de professores para colocar em prática a experiência. "Nos dois primeiros anos, participaram alunos dos cursos em Eletrotécnica e Manutenção de Computadores e, a partir de 2011, turmas de 3° ano dos cursos técnicos na forma integrada", comentou a educadora.

A partir de 2012, cada grupo responsável por apresentar um tema passou a ser composto por estudantes e professores de mais de um curso, interligando conhecimento, saberes e pessoas. "Foi um divisor de águas", destacou.