Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professora do Campus participa de congresso internacional

O evento acontece de 24 a 27 de junho em Lisboa, Portugal

Publicada em 22/06/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Liliane (direita) iniciou suas pesquisas no Campus Macau com alunos do curso de Recursos Pesqueiros

A professora de Biologia Liliane Gurgel vai representar o Campus em terras lusitanas. De 24 a 27 de junho, ela participa da quinta edição das Jornadas Ibéricas de Ictiologia (ramo da zoologia dedicado ao estudo dos peixes), que acontece este ano no Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em Lisboa. 

Desde 2010, Liliane desenvolve estudos e pesquisas no IFRN, iniciadas no Campus Macau, relacionadas à Ecologia e à dinâmica de populações do peixes do semiárido nordestino: "Diante dos desafios da gestão e conservação dos peixes, existe a necessidade urgente de debate e troca de ideias e conhecimento acerca do assunto", comenta. 

Ainda segundo ela, o evento é uma oportunidade para apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos no Instituto: "O saber adquirido lá vai nos atualizar acercas das problemáticas atuais que envolvem esse grupo de vertebrados e seus habitats", complementa. O resultado das pesquisas a serem apresentadas no congresso tem a co-participação das alunas do curso de Recursos Pesqueiros Marília Santana e Emanuelle Fernandes.

Atualmente no Campus Natal-Zona Norte, a professora participa da pesquisa "Análise de Micronúcleos de Peixes da Região de Guamaré", resultado da parceria do IFRN com a Universidade Petrobras através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). A equipe de pesquisadores é composta pelos alunos Jordão Cassiano, Larissa Brito, Lucas Varela e Mateus Lima. 

Pela primeira vez em Portugal, o evento é organizado pela Sociedade Ibérica de Ictiologia, sediada em Pamplona, na Espanha, cujo objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento entre ictiólogos de vários países, com foco na conservação dos ecossistemas continentais e nos peixes nativos da Península Ibérica.