Professor tem capítulo de livro publicado em obra sobre educação

"É preciso adequar a prática pedagógica ao cenário de desafios do ensino atual", defende Cesimar

Publicada em 01/07/2019 Atualizada há 1 ano

Em breve, educador apresenta resultado de trabalho de mestrado sobre cidades inteligentes em congresso de computação, no Pará

O professor Cesimar Xavier conseguiu a publicação, no dia 10 de junho, de um dos capítulos da versão online do livro “Educação: Interlocuções, Diálogos e Reflexões na Contemporaneidade”, da editora Pimenta Cultural. A publicação contou também com a participação da professora Cristiane Rizo, da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste.

O capítulo 12 da obra – Aplicação de metodologia de aprendizagem baseada em projetos com avaliação diagnóstica e formativa no curso de programação front-end – é resultado do seu trabalho final do Curso da Especialização em Ensino e Aprendizagem, concluído em 2017, ano em que esteve afastado das atividades acadêmicas do Campus para conclusão do Curso de Mestrado em Engenharia de Software.

Na visão do professor, é preciso buscar metodologias e experiências de aprendizagem para adequar a prática pedagógica ao cenário de desafios do ensino atual, buscando uma aprendizagem mais efetiva. "O trabalho tem o objetivo de desenvolver um projeto de curso que contemple às perspectivas do perfil do estudante da era da informação, utilizando abordagens metodológicas que respeitem esse perfil, aliadas aos modelos de avaliação de aprendizagem que possam auxiliar na evolução do educando", comentou.

Para ver o livro completo, clique aqui.

Não para por aqui

Cesimar vai participar também do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), que acontece entre os dias 14 e 18 de julho no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, em Belém, Pará. Na ocasião, o educador vai apresentar ao público o resultado do seu trabalho de mestrado, sobre cidades inteligentes. O tema desta edição do evento é "Computação e Responsabilidade Socioambiental".

Quer saber mais sobre o evento? Acesse: http://csbc2019.sbc.org.br/.