Professor tem artigos publicados em revista eletrônica do ensino da Física

Artigos apresentam alternativas de aprendizagem para aplicação nas aulas da disciplina

Publicada em 16/05/2022 Atualizada há 1 ano

Rodrigo destaca a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão em sua vivência no IFRN

O professor de Rodrigo Sobrinho teve, nesta semana, dois artigos científicos publicado na revista eletrônica A Física na Escola. O periódico está classificado na área de Ensino como Qualis B1, segundo nível nacional mais elevado de produção intelectual de acordo com a Capes, do Ministério da Educação.

O primeiro artigo propõe o uso simulador Tinkercad como alternativa ao laboratório de eletromagnetismo. A pesquisa contou com a coautoria do professor Adriano Ferreira, do Campus Pau dos Ferros. Já o segundo trabalho trata de uma sequência didática para o ensino de gravitação universal usando e codificando dados reais de exoplanetas e Sistemas extrassolares presentes no site da Nasa. A publicação contou com a colaboração do professor Luciano Luiz Alencar de Oliveira, do Instituto Santa Terezinha, de Bragança, Pará.

"Esses resultados reafirmam que os professores dos Institutos Federais, sobretudo do IFRN, além de ministrarem suas aulas, realizam pesquisas e atuam em projetos de extensão, enfatizando assim a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão, que sustenta nossa instituição centenária", comentou Rodrigo.