Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professor tem artigo científico publicado em revista internacional

Periódico é o mais importante do mundo na área de agrometeorologia

Publicada em 09/03/2020 Atualizada há 1 ano

Segundo Thiago, desenvolver pesquisas colocam em evidência o IFRN perante a comunidade científica internacional

O ano mal começou e os resultados de produção científica do Campus já são destaque no exterior. Nesse domingo (7), o professor de Matemática Thiago Valentim Marques teve o seu artigo publicado na revista mais importante do mundo na área de agrometeorologia: a Agricultural and Forest Meteorology

O periódico é classificado com Qualis Capes A1 na área de Geociências, com fator de impacto 4,19, e recebe classificação Q1, conforme o Scimago Journal & Country Rank, que tem grande visibilidade internacional. 

Atribuir a um periódico (jornal ou revista) indicativo de qualidade A1 e Q1 significa avaliar a sua produção intelectual como "excelente" e "relevante" no âmbito nacional e internacional, respectivamente. Isso vale também para o fator de impacto – método bibliométrico para avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas – acima de 1,00.

 

A pesquisa

O trabalho, intitulado "Controles Ambientais e Biofísicos da Evapotranspiração da Caatinga" (tradução), avaliou a evapotranspiração – soma da evaporação da água pela superfície do solo com a transpiração dos vegetais – e os controles ambientais e biofísicos em um ambiente preservado da Caatinga, durante dois anos de seca (2014 e 2015), com um nível de detalhamento inédito neste bioma. 

Na visão de Thiago, a publicação de trabalhos por parte de pesquisadores do IFRN, principalmente com enfoque na interdisciplinaridade, eleva o nome da instituição e aumenta a possibilidade de obter recursos para o desenvolvimento de pesquisas com os estudantes. "Com relação ao estudo, no que diz respeito ao ensino, por exemplo, os fluxos de calor sensível e latente são abordados em Física; os biomas existentes no mundo e os estômatos – mecanismos presentes nas folhas das plantas responsáveis pelas trocas gasosas – são estudados nas disciplinas de Geografia e Biologia. Além disso, as aplicações no cálculo de médias, desvio padrão, interpretação de tabelas e gráficos são ensinados em Matemática e Estatística", explicou.

O artigo publicado é resultado de parte da Tese de Doutorado do educador, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas da UFRN (PPGCC). Thiago também faz parte do Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (Geoma) da Universidade (sob coordenação do professor Bergson Guedes Bezerra), e, até o momento, teve contribuição como co-autor em outras duas publicações do grupo: uma na Agricultural and Forest Meteorology e outra na International Journal Applied Earth Observation Geoinformation

Para acessar a publicação (em inglês), clique aqui.