Professor oferta Curso Preparatório de Matemática para o Enem 2017

Podem participar alunos do Campus e estudantes de escolas públicas da Zona Norte

Publicada em 31/05/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Além do curso preparatório, Luciano complementa aulas de sala com série de videoaulas que posta em seu canal no YouTube

Muitos estudantes perdem o sono ao ouvir falar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A boa notícia para os alunos dos cursos técnicos que desejam se preparar para as provas é que agora dispõem, além do aprendizado diário das disciplinas básicas, de uma novidade para aprofundarem os seus conhecimentos em Matemática.

No mês de março, o professor Luciano deu início ao Curso de Matemática para o Enem, com aulas nas quartas (de 13h às 14h30min) e quintas (de 8h50min às 10h20min). O conteúdo, que é ministrado para duas turmas, nas salas B-12 e de audiovisual, é direcionado aos alunos dos últimos anos do ensino médio do Instituto e de escolas públicas da Zona Norte.

Para participar, basta aos interessados comparecer às aulas. "O curso foi uma ideia que tive para retribuir à Instituição o que tenho ganho com a minha dedicação ao estudo da Matemática. Representa, também, uma oportunidade de abordar melhor o conteúdo da disciplina e preparar os estudantes para esse desafio que é o Enem", contou Luciano.

O exame será realizado, neste ano, em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro.

Videoaulas

Luciano administra também um canal de videoaulas de Matemática no YouTube, site que permite aos usuários carregar e compartilhar vídeos na internet em formato digital.

A motivação para produzir o material surgiu em 2004, ano em que iniciou a carreira de professor. "Queria fazer algo para orientar professores novatos sobre o que ensinar, como ensinar e por quanto tempo ensinar cada assunto. Então percebi que filmar minha prática docente poderia servir como 'norte' para eles, pois era uma oportunidade que eu queria ter tido quando dava os primeiros passos como educador", comentou o servidor.

Apaixonado pela profissão, o professor já publicou 58 vídeos em seu canal e, no que depender dele, o número vai só aumentar. "Meus alunos são a razão principal deste trabalho. Se eles souberem aproveitar bem não só essas videoaulas, mas também outras fontes de conhecimento, vão se encantar com o mundo da pesquisa e chegar muito longe".

As videoaulas têm ajudado alunos como Felipe Galvão, do curso de Comércio. "Ver o assunto de sala em casa tem sido ótimo, pois tenho dificuldade em estudar só. Agora dá para assistir às aulas quantas vezes quiser, revisar melhor tudo e aprender muito mais", reforçou o estudante.

Química para alunos e servidores

Outra novidade é o Curso de Química para alunos e servidores interessados em aperfeiçoar os seus conhecimentos na disciplina.  A iniciativa do professor Roberto Lima acontece no laboratório de Química e Biologia nas segundas e sextas, de 10h às 12h e de 13h às 15h, respectivamente.

O conteúdo começou a ser ministrado em abril e vai até novembro, atendendo, principalmente, os anseios dos alunos que estão se preparando para o Enem.

Testando conhecimentos

Os dois cursos vão contar, inclusive, com um simulado de questões de ambas as disciplinas, que será aplicado na escola no dia 8 de julho (sábado). Para participar, os interessados devem enviar, entre os dias 19 e 30 de junho, mensagem  para luciano.nobrega@ifrn.edu.br com o título "Inscrição Simulado". Entre as informações, devem constar:

• Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • CPF (público externo) ou matrícula (aluno do IFRN);
  • Instituição de ensino; e
  • Motivo pelo qual gostaria de participar do simulado.