Professor do Câmpus lança livro sobre o regime militar no Brasil

A obra aborda a estrutura política potiguar e brasileira dos anos 60 até a Ditadura Militar

Publicada em 21/09/2013 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O livro foi idealizado para servir como paradidático em escolas

O historiador potiguar e professor do Câmpus Carlos Henrique Cunha, com a parceria do também historiador Walclei Azevedo, lançou nesta sexta-feira (20) a obra "Podres Poderes: Política e Repressão". Idealizado para servir como paradidático em escolas, o trabalho aborda a estrutura política potiguar e brasileira dos anos 1960, culminando na Ditadura Militar. O lançamento aconteceu no Café da Livraria do Colégio das Neves, em Natal.

"Buscamos analisar todos os elementos que de alguma forma contribuíram para a implantação da ditadura militar no Brasil, em 1964. Discutimos também o processo de montagem do aparelho repressivo do Estado brasileiro contra os opositores do regime militar, chamados de 'subversivos'", afirmou Carlos Henrique.

A publicação é dividida em duas partes. Na primeira, intitulada “O Brasil na Roda Viva”, é discutido todo o contexto político que levou à tomada do poder pelos militares no Brasil em 1964, além da trajetória do Partido Comunista Brasileiro no século 20, as formas de resistência que os grupos de esquerda adotaram após a ascensão da “linha dura” militar, bem como as formas de violência aplicadas sobre os membros da esquerda nacional.

Na segunda parte, cujo título é “O Rio Grande do Norte sob o Jugo das Armas”, foi analisado o cenário político potiguar no início dos anos 1960, enfatizando a campanha repressiva implementada no Estado pelo então governador Aluízio Alves e os embates políticos com o seu principal opositor, Dinarte Mariz.

O livro, resultado de debates e pesquisas dos autores, foi idealizado para servir como paradidático em escolas, atendendo ao público do 9º ano até a 3ª série do Ensino Médio. Em forma de charges, as imagens são inéditas e exclusivas, deixando a leitura ainda mais atrativa.

Fonte: Portal G1 (com adaptações).