Primeira fase do projeto “Clube do Instalador” tem 300 inscritos

Iniciativa tem alunos e ex-alunos de vários campi, inclusive da Zona Norte

Publicada em 02/10/2019 Atualizada há 12 meses

Com três etapas nas versões anteriores, o "Clube do Instalador" passou a ter cinco fases nesta edição do projeto

O projeto “Clube do Instalador”, realizado no Campus Natal-Central do IFRN, teve 300 alunos inscritos em sua primeira fase. A iniciativa visa perceber o desenvolvimento de sistemas de acompanhamento discente e de egressos, como mecanismo de melhorias no processo de ensino-aprendizagem institucional. Com três etapas nas versões anteriores, o "Clube do Instalador" passou a ter cinco fases nesta edição do projeto.

Neste ano, a iniciativa teve inscrições de alunos e ex-alunos dos cinco campi do IFRN: Natal-Central, Natal-Zona Norte, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Mossoró. Com competências teóricas e práticas, a competição terá como mecanismos de avaliação a análise do índice de acertos das provas, a compreensão de projetos e o desempenho das habilidades práticas dos participantes, em cada uma de suas etapas.

A competição será dividida em fases com caráter eliminatório, sendo elas:

DataEtapa
26/10Prova objetiva

Prova prática em grupo desenvolvida nas Instalações do Campus Natal-Central
24/10 04/11Prova Kahoot em grupo onde envolverá também "Metodologias Ativas"
através da utilização da Modelagem BIM
28/11Prova prática individual desenvolvida nos laboratórios de Instalações, seguida da grande final
05/11Fase classificatória com prova oral, na qual os três melhores classificados nesta fase responderão perguntas sobre os assuntos das disciplinas de Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias e Instalações de Segurança.

De acordo com o professor e coordenador da iniciativa, Alfredo Neto, “o Clube do Instalador apresenta uma nova estratégia educacional, que tem como meta melhorar o processo de aprendizagem para aprimorar o planejamento institucional, no que se refere ao ensino". Segundo ele, a prática de ensino aplicada apresenta "a capacidade de promover uma aprendizagem significativa, fomentando um grande interesse por parte dos alunos, que buscam os conhecimentos mesmo fora dos horários das aulas”.