CST EM MARKETING

Premiado produto feito para melhorar renda e qualidade de vida de apicultores

Apicultec ficou com o 1º lugar do Pecnordeste, que terminou no sábado (7) no Ceará

Publicada em 09/07/2018 Atualizada há 1 ano

Seu Duarte (camisa listrada) e Iago (centro) criaram equipamento com placas coletoras que atraem abelhas para extração do veneno

Os alunos Iago Rômulo de Sá e José Duarte de Lima, do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, conquistaram, no sábado (19), o primeiro lugar do showroom de tecnologia agropecuária na XXII Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. O evento, parte do XXII Pecnordeste – Seminário Nordestino de Pecuária, aconteceu de 5 a 7 de julho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE, e recebeu, segundo os organizadores, cerca de 30 mil visitantes.

Para ganhar o prêmio, que seria entregue aos três melhores produtos/serviços, os estudantes disputaram com expositores de todo Brasil o voto do público que visitou o pátio de exposições do local. Como recompensa, a equipe recebeu, além de troféu, mil e quinhentos reais.

Para mais informações, clique aqui.

Apicultec: início, desenvolvimento e comercialização

Tudo começou em 2014 quando seu Duarte, na época estudante do Curso Técnico em Eletrônica, decidiu, para o trabalho de conclusão de curso, desenvolver um produto cuja tecnologia fosse capaz de aumentar a renda e a qualidade de vida de pequenos e médios apicultores (criadores de abelhas). Através da diversificação da cultura apícola, a proposta era ajudá-los a coletar a apitoxina, veneno extraído das abelhas que é usado pela indústria farmacêutica para a produção de cosméticos e alguns medicamentos, tornando-se importante fonte de renda para esses trabalhadores.

Dois anos depois, o estudante ingressou no curso de Marketing assim como Iago. Juntos, eles resolveram aplicar conhecimentos de ferramentas de gestão organizacional e estratégias de marketing para criar o Apicultec, um equipamento composto por cinco placas coletoras feitas de vidro, as quais emitem eletro-estímulos que atraem os insetos para extração da apitoxina, presente no ferrão. Há cerca de dois meses, os alunos recebem suporte da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), que funciona no Campus Natal - Central, no que diz respeito à criação e ao desenvolvimento da empresa, considerada inovadora de base tecnológica com potencial de sucesso, de forma a permitir o aumento de sua taxa de sobrevivência.

De acordo com os estudantes, o Apicultec não causa danos às abelhas, não agride o meio-ambiente e chega a ser dez vezes mais eficiente que outros equipamentos usados para a coleta. "O produto já está no mercado, em pequena escala, é verdade, e pela simplicidade de manuseio é perfeito para apicultores que desejam começar a ganhar dinheiro com a coleta do veneno da abelha".

Prêmios

A conquista mais recente da dupla aconteceu em Joinville/SC, quando trouxe na bagagem o primeiro lugar da categoria Inovação e Tecnologia do 22º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que aconteceu em maio deste ano. Na última edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), realizada em novembro de 2017 no município de Caicó/RN, a equipe ficou com o segundo lugar no II Prêmio de Empreendedorismo Inovador. Já em 2018, a empresa obteve a melhor nota do processo seletivo para o ITNC.

Conteúdo relacionado:

23/05/2018 - Estudantes de Marketing conquistam prêmio em congresso em Joinville-SC