Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

pós-graduação

Posensino abre processo seletivo para cursos de Mestrado em Ensino

Inscrições devem ser realizadas de 24 de setembro a 20 de outubro

Publicada em 21/09/2022 Atualizada há 12 meses

Resultado final está previsto para o dia 23 de dezembro

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou hoje (21) o edital que estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas ao curso de Mestrado Acadêmico em Ensino.

São ofertadas 31 vagas, distribuídas entre os professores nas linhas de pesquisa: 

  • 1 – Ensino de Ciências Humanas e Sociais;
  • 2 – Ensino de Línguas e Artes;
  • 3 – Ensino de Ciências Naturais e Tecnologias; e
  • 4 – Ensino: narrativas, discursos e memórias. 

Das vagas ofertadas, 19 são para o público em geral, ampla concorrência; três para autodeclarados negros, pardos e indígenas; três para candidatos com deficiência (PcD) comprovada pela Junta Multiprofissional da UERN; e seis vagas para servidores técnico-administrativos da Uern, servidores da Ufersa e servidores do IFRN.

As inscrições serão feitas pelo interessado no período de 24 de setembro a 20 de outubro, exclusivamente através do Sigaa da Ufersa neste link. No momento da inscrição, o candidato deverá anexar, sob pena de indeferimento da inscrição, todos os documentos descritos no Edital, em arquivo único e em formato PDF.

A seleção incluirá as seguintes etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório; entrevista, com apresentação do projeto de pesquisa e arguição oral, de caráter classificatório e eliminatório; e análise de títulos, de caráter classificatório, que respeitará a ficha de avaliação de títulos (anexo III). O resultado final da seleção está previsto para o dia 23 de dezembro.

 

Acesse:

Edital nº 19/2022 - Posensino

Anexo I – Quadro de Vagas

Anexo II – Formulário para Assistência e Condições Especiais

Anexo III – Tabela de Pontuação de Título

Anexo IV – Modelo para o Projeto de Pesquisa

Anexo V – Formulário de Autodeclaração

Anexo VI – Termo de Compromisso para capacitação

Anexo VII – Impugnação ou recurso