Período de submissão de projetos para a Mocitec-ZN segue até 31 de julho

Podem participar estudantes do ensino médio e do ensino técnico, de escolas públicas e particulares. Feira acontece de 16 a 20 de outubro

Publicada por Neiryvan Cruz em 27/07/2023 Atualizada há 11 meses, 1 semana

Uma das principais mostras de ciências de Natal está com prazo de envio de trabalhos chegando ao fim! Interessados em se inscrever na IX Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (Mocitec-ZN) terão até o dia 31 de julho para enviá-los no hotsite do evento. A feira é um dos eventos da XI Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Natal-Zona Norte (Secit), que será realizada de 16 a 20 de outubro, no formato presencial.

Em alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco, em reconhecimento ao alto valor das ciências básicas para a humanidade, o tema do evento será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Em sua nona edição, a Mocitec-ZN já se consolidou como uma das mais importantes mostras de pesquisa do Rio Grande do Norte, premiando e credenciando projetos para diversas feiras, mostras e congressos científicos ao redor do mundo.

A feira é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e diversas instituições de ensino e pesquisa do país.

Como participar?

Podem participar estudantes do ensino médio e do ensino técnico, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional e do exterior desenvolvendo projetos científicos ou de engenharia, individualmente ou em grupo com no máximo três estudantes, mediante orientação obrigatória de um adulto com idade igual ou superior a 21 anos. Além disso, podem se inscrever alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os interessados devem desenvolver um projeto de acordo com a Metodologia Científica ou a Metodologia da Engenharia, ambas utilizadas pela comunidade científica que possuem diferentes etapas e são a base do pensamento científico.

Áreas para desenvolvimento de projetos

A Mocitec-ZN é uma mostra de trabalhos que visa ao incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Humanidades; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

Prêmios e credenciamentos

Como nas edições anteriores, os melhores trabalhos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de ciência e tecnologia nacionais e internacionais.

Cronograma:

• Submissão de projetos: até 31/7/2023;
  • Resultado da submissão de projetos: até 4/8/2023;
  • Mocitec-ZN: 16 a 20/10/2023.

Para mais informações, acesse: eventos.ifrn.edu.br/mociteczn.

mociteczn
secit