EVENTO
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas promovem ações do Abril Indígena
Atividades fazem parte da campanha desenvolvida na instituição
Publicada por Neiryvan Cruz em 25/04/2023 ― Atualizada há 1 ano, 6 meses
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen/IFRN) irá promover, nos dias 25 e 28 de abril, ações referentes à campanha Abril Indígena, tendo como título “Saberes científicos, saberes indígenas e educação: transformando territórios”. As atividades realizadas nos dois dias vão debater pautas indígenas espalhadas por todo o território potiguar, tendo como foco as ações desenvolvidas pelos Neabis locais e suas atuações nos campi do IFRN.
De acordo com Tulho Siqueira, membro do Neabi do Campus Natal- Zona Norte e da Comissão sistêmica de Formação para as bancas de Heteroidentificação do IFRN, a programação se configura como ação importante no fortalecimento da pauta antirracista e de uma educação mais democrática e inclusiva, “pensando a necessidade de propor outras possibilidades epistemológicas para as práticas educativas, escutar a população Indígena e propor diálogo com ela parece ser bem mais que cumprir a lei 11.645/08. Ao abrir esse canal, aposta-se num movimento, ainda que incipiente, de contra a colonização da educação ofertada pelo IFRN”.
A programação contará com duas atividades na modalidade híbrida (presencialmente no Campus Natal-Zona Leste (IFRN/ZL)) e com transmissão ao vivo no canal oficial do IFRN no YouTube.
O evento terá início às 14h30min no Auditório 01, tendo 45 vagas disponíveis.
Neabi
O Neabi é uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O núcleo é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos e equipe técnico-pedagógica. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.
Programação
Terça, 25 de março
Mesa de abertura: 14h30min
Mesa-redonda 1: 15h30min
- Meyriane Costa (Potiguara do RN – Comunidade Catu dos Eleotérios)
Diocélio Mendonça (Mendonça Potyguara – Comunidade do Amarelão)
Zé Roberto Oliveira (IFRN/ZL)
Sexta, 28 de março
Fala de abertura da mesa: 14h30min
Mesa-redonda 2: 14h50min
- Cadu Araújo (Potiguara Ibirapi – Ceará Mirim)
Rafael Sousa (Mendonça Potyguara – Comunidade do Amarelão)
Euza Raquel (Neabi/Campus Mossoró do IFRN)
Inscrições
- Palavras-chave:
- negro afro-brasileiro neabi evento indígena