EXTENSÃO
Núcleo de Artes seleciona estudantes para oficina de crítica em cinema
Interessados devem assistir a filme sugerido, realizar inscrição e enviar crítica autoral até 22 de setembro
Publicada em 14/09/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:51

O Núcleo de Artes do Campus (Nuartes) divulgou nesta terça-feira (14) o Edital nº 68/2021-DG/ZN, que trata da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½, parte do projeto de extensão Limite 8 ½. Ao todo, a oferta é de 10 vagas, voltadas a estudantes regularmente matriculados que gostem de assistir a filmes e tenham interesse em estudar e produzir críticas cinematográficas.
Segundo o edital, os interessados devem assistir ao filme Uma Vida Comum (2014), dirigido e roteirizado por Uberto Pasolini e disponível gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Além disso, para concluir a inscrição, é necessário aos candidatos escrever uma crítica autoral da obra e enviá-la o e-mail limite8emeio@gmail.com até 22 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 24 deste mês.
Cabe destacar que os selecionados terão, durante seis meses, 10 horas mensais de atividades do projeto, direito a certificado digital e possibilidade de ter suas resenhas selecionadas para eventual publicação de livro pela Editora do IFRN.
Acesse o edital.
Afinal, qual a origem do nome do projeto?
O Limite 8 ½ busca divulgar a sétima arte – termo usado para designar o cinema – e o seu potencial transformador. Seu nome remete a duas obras-primas audiovisuais: o filme brasileiro Limite (1931), dirigido por Mário Peixoto, e o longa-metragem italiano Fellini 8 ½ (1963), realizado por Federico Fellini. "Nesta sua primeira edição, o projeto conta com duas ações principais: um cineclube mensal – aberto à comunidade externa – e uma oficina de crítica cinematográfica, a Oficina de Crítica Limite 8 ½, que ocorrerá duas vezes por mês e será direcionada aos alunos do Campus interessados em pensar criticamente sobre a cinematografia", esclarece o professor de Língua Portuguesa e Literatura Felipe Morais, coordenador da iniciativa.
Também integram o projeto os professores de Arte Thulho Siqueira e Zildalte Ramos e os alunos Giovanna Soares, João Arthur Ângelo e Davi Maciel, todos do Campus. Compõem ainda a equipe a professora Mayara Jully Silva, o jornalista Jean Albuquerque e o cientista político Saulo Dantas: assessores do vereador de Natal Robério Paulino.
Cineclube e oficina
Em função da situação excepcional imposta pela pandemia da Covid-19, tanto o cineclube quanto a oficina vão acontecer, a princípio, de forma remota. O primeiro encontro está previsto para o dia 29 de setembro, às 19h30min, no Canal de YouTube Limite 8 e meio, com o debate do filme Tomates Verdes Fritos (1991), por meio de exibição gratuita em streaming na série Cinema #EmCasaComSesc.
"Aquele que quiser interagir no primeiro cineclube deve assistir ao filme e levar suas emoções e reflexões para o diálogo do dia 29", complementa o professor. Nesse sentido, essas pessoas podem ainda enviar para limite8emeio@gmail.com um vídeo de até um minuto, explicando por que gostou da produção. É preciso também informar, no corpo do e-mail, nome completo, cidade e estado onde vive, telefone ou WhatsApp para contato e, caso seja estudante, instituição em que estuda. Parte dos vídeos vai ser selecionada para transmissão ao vivo no bate-papo do final deste mês.
Os cineclubes da primeira edição do Limite 8 ½ seguem até março de 2022, com uma conversa aberta sobre filmes marcantes, na última quarta-feira de cada mês. "Quem ama filmes não pode perder os encontros e é convidado a seguir as redes sociais do projeto. Esses canais trarão sempre curiosidades, postagens interativas e detalhes sobre os encontros", conclui.
Visite as redes sociais do projeto: