Núcleo de Artes retifica edital de seleção para oficina de crítica em cinema

Podem se inscrever até 10 de outubro estudantes do ensino médio de escolas públicas de Natal

Publicada em 28/09/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Selecionados terão encontros virtuais durante seis meses, direito a certificado digital e possibilidade de ter resenhas publicadas em obras da Editora do IFRN

O Núcleo de Artes do Campus (Nuartes) divulgou, nesta segunda-feira (27), a Retificação nº 1 do Edital nº 68/2021-DG/ZN, que trata da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½, parte do projeto de extensão Limite 8 ½. Ao todo, a oferta é de 10 vagas, voltadas a estudantes de ensino médio matriculados em escolas públicas de Natal que gostem de assistir a filmes e tenham interesse em estudar e produzir críticas cinematográficas.

Segundo o edital, os interessados devem assistir ao filme Uma Vida Comum (2014), dirigido e roteirizado por Uberto Pasolini e disponível gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Além disso, para concluir a inscrição, é necessário aos candidatos escrever uma crítica autoral da obra e enviá-la o e-mail limite8emeio@gmail.com até 10 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 15 do próximo mês.

Cabe destacar que os selecionados terão, de outubro de 2021 a março de 2020, 10 horas mensais de atividades do projeto, direito a certificado digital e possibilidade de ter suas resenhas selecionadas para eventual publicação de livro pela Editora do IFRN.

Acesse o edital e a retificação.

Afinal, qual a origem do nome do projeto?

Limite 8 ½ busca divulgar a sétima arte – termo usado para designar o cinema – e o seu potencial transformador. Seu nome remete a duas obras-primas audiovisuais: o filme brasileiro Limite (1931), dirigido por Mário Peixoto, e o longa-metragem italiano Fellini 8 ½ (1963), realizado por Federico Fellini. "Nesta sua primeira edição, o projeto conta com duas ações principais: um cineclube mensal – aberto à comunidade externa – e uma oficina de crítica cinematográfica, a Oficina de Crítica Limite 8 ½, que ocorrerá duas vezes por mês e será direcionada aos alunos do Campus interessados em pensar criticamente sobre a cinematografia", esclarece o professor de Língua Portuguesa e Literatura Felipe Morais, coordenador da iniciativa.

Também integram o projeto os professores de Arte Thulho Siqueira e Zildalte Ramos e os alunos Giovanna Soares, João Arthur Ângelo e Davi Maciel, todos do Campus. Compõem ainda a equipe a professora Mayara Jully Silva, o jornalista Jean Albuquerque e o cientista político Saulo Dantas: assessores do vereador de Natal Robério Paulino.

Cineclube e oficina

Em função da situação excepcional imposta pela pandemia da Covid-19, tanto o cineclube quanto a oficina vão acontecer, a princípio, de forma remota. O primeiro encontro está previsto para o dia 29 de setembro, às 19h30min, no Canal de YouTube Limite 8 e meio, com o debate do filme Tomates Verdes Fritos (1991), por meio de exibição gratuita em streaming na série Cinema #EmCasaComSesc.

"Aquele que quiser interagir no primeiro cineclube deve assistir ao filme e levar suas emoções e reflexões para o diálogo do dia 29", complementa o professor. Nesse sentido, essas pessoas podem ainda enviar para limite8emeio@gmail.com um vídeo de até um minuto, explicando por que gostou da produção. É preciso também informar, no corpo do e-mail, nome completo, cidade e estado onde vive, telefone ou WhatsApp para contato e, caso seja estudante, instituição em que estuda. Parte dos vídeos vai ser selecionada para transmissão ao vivo no bate-papo do final deste mês.

Os cineclubes da primeira edição do Limite 8 ½ seguem até março de 2022, com uma conversa aberta sobre filmes marcantes, na última quarta-feira de cada mês. "Quem ama filmes não pode perder os encontros e é convidado a seguir as redes sociais do projeto. Esses canais trarão sempre curiosidades, postagens interativas e detalhes sobre os encontros", conclui.

Visite as redes sociais do projeto:

Instagram @limite8emeio

TikTok @limite8emeio