Núcleo de Artes divulga selecionados para oficina de crítica em cinema

Habilitados na seleção devem aguardar contato dos organizadores do projeto

Publicada em 15/10/2021 Atualizada há 1 ano

Selecionados terão encontros virtuais durante seis meses, direito a certificado digital e possibilidade de ter resenhas publicadas em obras da Editora do IFRN

O Núcleo de Artes do Campus (Nuartes) divulgou, nesta sexta-feira (15), o resultado da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½, parte do projeto de extensão Limite 8 ½. A oferta de vagas é voltada a estudantes de ensino médio matriculados em escolas públicas de Natal que gostem de assistir a filmes e tenham interesse em estudar e produzir críticas cinematográficas.

A partir de agora, os selecionados devem aguardar contato dos organizadores do projeto sobre os próximos passos da iniciativa. Além disso, vale ressaltar que os aprovados terão, de outubro de 2021 a março de 2020, 10 horas mensais de atividades do projeto, direito a certificado digital e possibilidade de ter suas resenhas selecionadas para eventual publicação de livro pela Editora do IFRN.

Acesse o resultado.

Qual a origem do nome do projeto?

Limite 8 ½ busca divulgar a sétima arte – termo usado para designar o cinema – e o seu potencial transformador. Seu nome remete a duas obras-primas audiovisuais: o filme brasileiro Limite (1931), dirigido por Mário Peixoto, e o longa-metragem italiano Fellini 8 ½ (1963), realizado por Federico Fellini. "Nesta sua primeira edição, o projeto conta com duas ações principais: um cineclube mensal – aberto à comunidade externa – e uma oficina de crítica cinematográfica, a Oficina de Crítica Limite 8 ½, que ocorrerá duas vezes por mês e será direcionada aos alunos do Campus interessados em pensar criticamente sobre a cinematografia", esclarece o professor de Língua Portuguesa e Literatura Felipe Morais, coordenador da iniciativa.

Também integram o projeto os professores de Arte Thulho Siqueira e Zildalte Ramos e os alunos Giovanna Soares, João Arthur Ângelo e Davi Maciel, todos do Campus. Compõem ainda a equipe a professora Mayara Jully Silva, o jornalista Jean Albuquerque e o cientista político Saulo Dantas: assessores do vereador de Natal Robério Paulino.

Cineclube e oficina

Em função da situação excepcional imposta pela pandemia da Covid-19, tanto o cineclube quanto a oficina estão previstos, a princípio, para o formato remoto. O primeiro encontro aconteceu no dia 29 de setembro, no Canal de YouTube Limite 8 e meio, com o debate do filme Tomates Verdes Fritos (1991), por meio de exibição gratuita em streaming na série Cinema #EmCasaComSesc

Os cineclubes da primeira edição do Limite 8 ½ seguem até março de 2022, com uma conversa aberta sobre filmes marcantes, na última quarta-feira de cada mês. "Quem ama filmes não pode perder os encontros e é convidado a seguir as redes sociais do projeto. Esses canais trarão sempre curiosidades, postagens interativas e detalhes sobre os encontros", conclui.

Visite as redes sociais do projeto:

Instagram @limite8emeio

TikTok @limite8emeio

YouTube Limite 8 e Meio

Acesse:

Ofício Circular nº 12/2021 - Resultado final da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½

Edital nº 77/2021 - Retificação nº 1 da seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½

Edital nº 68/2021 - Seleção de estudantes para a Oficina de Crítica Limite 8 ½