Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Ministério da Cidadania elogia incubadora tecnológica do IFRN

Reunião aconteceu nesta segunda (29) na Reitoria, com representante do Campus

Publicada em 30/07/2019 Atualizada há 1 ano

Equipe da Proex recebeu visitantes no IFRN. Denise Momo (à direita), coordenadora da IFSol no Campus, participou do encontro

Representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério da Cidadania, estiveram na Reitoria do IFRN para uma reunião com a equipe da Pró-reitoria de Extensão. Além da comitiva ministerial, formada por Fábio Luiz Roque, gestor de convênios, e Anete Alves Fernandes Fidélis, fiscal de convênios, participaram da reunião a pró-reitora de extensão do IFRN (Proex), Régia Lúcia Lopes, o assessor de relações com o mundo do trabalho do IFRN, Tiago Loureiro, além de outros professores – entre eles Denise Momo, do Campus Natal - Zona Norte, para discutir o andamento do Gestão Solidária, um projeto que desenvolve a assessoria de empreendimentos solidários. O encontro, de caráter avaliativo e de planejamento, ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, 29, na Reitoria. 

A iniciativa começou em 2016 e durou 2 anos e 6 meses, sendo agora o momento da avaliação. "Esse projeto tinha como meta formar núcleos na temática de economia solidária no IFRN, por isso formamos um núcleo em Natal e outro em Mossoró. Mas fomos além da meta e criamos um outro núcleo em Natal, localizado na Zona Norte, para atender melhor os estabelecimentos próximos daquela região. Então ficamos com 3 núcleos", destacou a pró-reitora. A equipe fiscalizadora avaliou positivamente o trabalho realizado e, além do caráter avaliativo, discutiu-se também a possibilidade da destinação de recursos para a continuidade do projeto ou de outra atividade com características semelhantes, tendo em vista o profícuo resultado.

"E como fruto do projeto, criou-se a Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (IFSOL), que conta com o envolvimento de sete campi, com docentes e alunos bolsistas", pontuou Régia. A IFSOL realiza pesquisas, presta assessoria e capacitação junto aos estudantes, em iniciativas de empreendimento em economia solidária e agricultura familiar.