CURSOS TÉCNICOS

Matrículas só poderão ser realizadas de forma online

Decisão foi tomada em razão do agravamento da pandemia de Covid-19

Publicada em 23/03/2021 Atualizada há 1 ano

Pré-matrículas online vão de 18 a 30 de março de 2021

A Coordenação de Acesso Discente do IFRN (Cadis) divulgou nesta terça-feira (23) novas retificações aos editais 2930 e 31/2020. Os documentos definem que as matrículas para os aprovados nos cursos técnicos integrados, subsequentes e ProEJA 2021 só poderão ser realizadas no formato online. Para os cursos técnicos integrados, as matrículas devem ser feitas até as 17h do dia 31 de março. Já para os cursos técnicos subsequentes e ProEJA até as 17h do dia 6 de abril.

As mudanças foram necessária em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 e do Decreto Estadual nº 30.388, de 5 de março de 2021. Os agendamentos para matrícula presencial ficam cancelados. "Os prazos estão ficando curtos para que a gente possa fazer todos os trâmites necessários e as condições sanitárias no estado do Rio Grande do Norte não estão favoráveis. A decisão pela exclusividade da pré-matrícula online, então, foi tomada pelo Comitê de Ensino (Coen) e pelo Colégio de Dirigentes (Codir). O objetivo é preservar tanto os servidores quanto os estudantes aprovados", explicou o coordenador de Acesso Discente do IFRN, Everaldo Pereira.

O professor explica ainda que os endereços de e-mails das secretarias acadêmicas, disponíveis ao final dos editais, estão disponíveis caso os estudantes precisem tirar qualquer dúvida. "Eles terão todo o apoio que precisarem para realização da matrícula online", completou.

Técnico Integrado

• Pré-matrícula online até às 17h do dia 31 de março.

Técnico Subsequente e Integrado ProEJA

• Pré-matrícula online até às 17h do dia 6 de abril.

Orientação para a matrícula online

Para se matricular, o candidato classificado deverá acessar o endereço eletrônico https://sso.acesso.gov.br/login  e efetuar o cadastro. A realização da matrícula online será realizada através do endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-profissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifrn. Após o cadastro, no qual deve ser realizado o preenchimento dos dados solicitados, o candidato deverá fazer o upload da documentação descrita no edital.

A documentação deverá estar em formato .docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png, com o máximo de 5Mb por arquivo. As matrículas feitas de modo online passarão por uma avaliação.  No caso de a documentação estar completa e perfeitamente legível, a homologação da matrícula será dada e o candidato receberá uma notificação pelo e-mail cadastrado. Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderá ser solicitado ao candidato os devidos ajustes. Todas as notificações necessárias serão realizadas através do e-mail cadastrado.

Confira o tutorial com o passo a passo para a realização da matrícula online:

Acesse:

Edital nº 29/2020 – Cursos Técnicos Integrados

Edital nº 30/2020 – Cursos Técnicos Subsequentes

Edital nº 31/2020 – Cursos Técnicos Integrados — Educação de Jovens e Adultos

Cadastro - Pré-matrículas online

Pré-matrículas online

Vídeo tutorial para a realização da matrícula online

Manual para realização da pré-matrícula online