PESQUISA E INOVAÇÃO

Jovens pesquisadoras desenvolvem trabalho e sonham apresentá-lo em Londres

Com a credencial para o evento do exterior em mãos, meta agora é obter fundos para a viagem

Publicada em 10/01/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Clara e Alice mantêm a confiança em participar de fórum científico promovido por uma das melhores universidades do mundo

O ano começou com um desafio para Alice Aires, Clara Alice Gomes, Pedro Lúcio Soares e Ysla Miranda, estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletrônica. Com uma credencial em mãos para o LIYSF – London International Youth Science Forum –, maior fórum científico do mundo, o grupo almeja obter fundos para custear passagens e estadia em Londres, capital da Inglaterra, para apresentar o trabalho do qual são autores.

Cabe destacar que o evento é realizado anualmente pelo Imperial College, uma das cinco melhores universidades do mundo, segundo o ranking da Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. "Ficamos muitos felizes por ter a oportunidade de apresentar a nossa pesquisa, resultado de vários anos de dedicação, num fórum científico do porte do LIYSF. Além disso, seria incrível levar o nome do IFRN e a ciência potiguar a pessoas do mundo inteiro", comemora Clara.

O passe para a feira internacional veio da participação do time na XVIII Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit 18), realizada em outubro do ano passado em Camaragibe-PE. Desde então, a equipe tem-se empenhado em obter, até junho, o dinheiro necessário para custear passagens aéreas, alimentação e hospedagem na capital inglesa, tendo em vista o evento acontecer entre os meses de julho e agosto deste ano. "Para atingir o nosso objetivo, nós precisamos de recursos, cerca de 20 mil reais. Por isso estamos arrecadando fundos por meio de rifas e doações e contamos com o apoio do pessoal para realizar esse sonho", completa a estudante.

A ideia

O projeto desenvolvido pelo grupo, sob orientação da professora Jeniffer Campos, busca estudar a adolescência e suas relações com as redes sociais, do início da pandemia de Covid-19, em 2020, até os dias atuais. "Buscamos entender e analisar como os adolescentes usam as redes sociais e os significados e os sentimentos aplicados nessa perspectiva", revela Alice. Utilizando questionários para a coleta de dados, a equipe registrou respostas de mais de 70 voluntários no Brasil e no exterior.

Com o trabalho, os estudantes conquistaram quatro prêmios: duas vezes o segundo lugar das categorias Ciências Sociais Aplicadas (2021) e Humanidades (2022), na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (Mocitec-ZN), promovida pelo Campus Natal-Zona Norte do IFRN; outro segundo lugar da área Humanidades, desta vez na Fenecit (2022); e, por último, uma menção honrosa na Expotec do Campus João Câmara (2021).

Além da credencial para o evento no exterior, os jovens obtiveram outros quatro:

• Feiciti - Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Mirim, no Pará (obtida na Mocitec Jovem, também do Pará);
  • Fenecit - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, em Pernambuco (onde conquistaram a credencial para o LIYSF);
  • Expo Milset Brasil, no Ceará (obtida na Fenecit, em 2022);
  • MCTEA - Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, no Pará (concedida pela Mocitec-ZN).

Para contribuir com a equipe do projeto, acesse o perfil dela no Instagram para obter informações.