Instituto recebe diretor do Campus Natal da Universidade Estadual do RN

Grupo tratou da criação de rede que beneficiará alunos do IFRN, da UERN e de escolas públicas

Publicada em 06/02/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Dirigentes discutiram sobre parceria para criação de rede de educação entre instituições de ensino da Zona Norte

O Campus recebeu ontem (3) o professor Francisco Dantas, diretor do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Natal, e as professoras Irene van den Berg e Karla Ramos para falar sobre a criação da Rede de Educação da Zona Norte (REDUCZN), que será formada por instituições de ensino superior, médio e fundamental.

"A proposta é unir IFRN, UERN e escolas estaduais e municipais da região para trocar experiências e nos auxiliar nas atividades desenvolvidas por cada instituição, bem como criar ações de pesquisa e extensão de forma conjunta, de forma a atender a comunidade", explicou o diretor-geral Valdemberg Magno Pessoa.

Segundo o dirigente, a aproximação vai trazer benefícios, principalmente para os jovens que pretendem estudar no Campus, pois "vai fortalecer a identidade do Instituto junto às escolas que encaminham estudantes para serem nossos alunos no futuro", completou.

Na ocasião, além dos diretores e da comitiva, participaram da reunião os professores do Campus Pablo Spinelli e Denise Momo.

Como começou?

A rede surgiu em 2016 como um movimento político, que deu origem a um ato unificado a favor da democracia, que contou com a participação de professores, técnicos administrativos, alunos, do grêmio estudantil do Campus da Zona Norte e do sindicato dos servidores do IFRN, além de servidores da UERN, profissionais da saúde e autoridades políticas da cidade.

Atuação

De acordo com o professor Pablo Spinelli, que representa o IFRN nas discussões, entre os princípios da REDUCZN estão promover o protagonismo da comunidade escolar e estimular o empreendedorismo nas instituições estaduais e municipais da Zona Norte. "A partir de um levantamento das fragilidades e potencialidades dessas escolas, vamos, entre várias ações, ver a possibilidade de realizar feiras de ciência, cultura e tecnologia nesses locais", revelou.

Lançamento

Pablo aproveitou para convidar a comunidade para participar do Include, evento que acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 8h, na UERN. Na ocasião, haverá o lançamento da rede. "Será o ponto de partida de uma relação que tem tudo para ser contínua e transformadora", completou o educador.