Inscrições prorrogadas para projeto de aprendizado e prática de xadrez

Interessados podem se inscrever até o dia 7 de julho. Veja quem pode participar

Publicada em 30/06/2022 Atualizada há 1 ano

Iniciativa consiste em um curso básico de xadrez em tabuleiros e peças, com uso de relógios para marcação em competições

O projeto de extensão "Aprendendo e Praticando Xadrez no IFRN" está com inscrições prorrogadas até o dia 7 de julho. A iniciativa consiste em um curso básico de xadrez em tabuleiros e peças, com uso de relógios para marcação em competições. Podem participar estudantes do Campus ou de 8º e 9º ano de duas escolas públicas da Zona Norte de Natal.

"Nossa ideia é criar um espaço de aprendizado e prática dessa modalidade para, em seguida, inserir os participantes do projeto, a priori, em competições locais e regionais. Além disso, vamos ter a oportunidade de conscientizá-los dos benefícios do jogo aplicados à vida cotidiana", explica o professor Valdemberg Pessoa, coordenador do projeto.

O curso será ministrado por bolsistas voluntários e servidores acompanhados do coordenador e dos membros do projeto. Cabe destacar que "vão acontecer competições ao longo do treinamento, como forma de amadurecer os estudantes na prática do jogo, para que possam ser inseridos em eventos no futuro", completou o educador.

Inscreva-se a seguir:

Quero me inscrever como ALUNO

Quero me inscrever como MONITOR (acesso ao formulário pela conta do e-mail escolar "aluno@escolar.ifrn.edu.br")

Benefícios

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, no qual o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir esse triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

É importante salientar que pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação, entre vários benefícios, por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos.