EMPREENDEDORISMO

Inscrições para seleção de ideias para pré-incubação seguem até 21 de agosto

Processo seletivo é destinado a alunos, egressos, servidores do IFRN e comunidade externa

Publicada em 13/08/2020 Atualizada há 1 ano

Projetos serão amadurecidos por seis meses no Hotel de Negócios da incubadora tecnológica

Seguem até 21 de agosto as inscrições para a seleção de ideias empreendedoras para pré-incubação em Hotel de Projetos da Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN).

O processo seletivo, referente ao Edital n.º 14/2020 - DG/ZN, é destinado a alunos ativos, egressos, servidores do IFRN e comunidade externa, para submissão de ideias com potencial inovador para serem transformadas em modelos de negócios na ITZN.

Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário online. Serão selecionados projetos de equipes compostas por uma ou mais pessoas do público ao qual se destina o edital do processo seletivo.

Para mais informações, acesse o edital.

A Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Zona Norte (ITZN)

A ITZN busca induzir o processo de criação e fortalecimento de empresas inovadoras ou start-ups, mediante a promoção de serviços especializados de apoio técnico e operacional que facilitam a consolidação de ideias empreendedoras e empresas nascentes. A incubadora atua no sentido de minimizar o risco de falência das empresas nos primeiros anos de desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços e, em especial, durante a fase de inserção no mercado concorrencial.

Nesse sentido, a incubadora visa prospectar, capacitar e selecionar empreendedores que apresentem ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potenciais diferenciais de mercado e viabilidade técnica e econômica, para integrarem o Hotel de Projetos da ITZN, por meio de processo de pré-incubação.

Metodologia de pré-incubação

O Hotel de Projetos se destina a um processo de orientação e capacitação continuada de equipes, formadas por uma ou mais pessoas e tutoreadas por servidores do Campus, com formação na área de conhecimento da ideia a ser desenvolvida.

Funciona assim: os projetos serão amadurecidos por seis meses, período máximo de permanência da equipe nessa fase, visando não apenas a melhoria das ideias de negócio, mas a formação de empreendedores nas dimensões da gestão, econômico-financeira, marketing e desenvolvimento tecnológico.

Desse modo, o Hotel oferece a oportunidade de assessoramento técnico e capacitações fundamentais para o desenvolvimento de projetos, na tentativa de fomentar a cultura empreendedora, a manifestação criativa dos participantes e o incentivo à formalização de empresas locais.

Serviços

No que diz respeito à infraestrutura, os selecionados terão à disposição a sala do Hotel de Projetos, os laboratórios do Campus e acesso à biblioteca, a partir do retorno das atividades presenciais do Instituto (ainda sem data definida). Para o apoio e desenvolvimento dos empreendimentos, vão dispor de capacitação nas dimensões gestão, capital, mercado e tecnológica; interação com outras instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; e apoio à participação em eventos na área de empreendedorismo.