Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

Inscrições para oficina de crítica em cinema seguem até 31 de agosto

Basta residir em Natal para participar. Participante pode ter resenha eventualmente publicada

Publicada em 29/08/2022 Atualizada há 1 ano

O Limite 8½ busca divulgar o cinema e fomentar o pensamento crítico sobre suas produções

Seguem abertas até esta quarta-feira, 31 de agosto, as inscrições para a oficina de crítica em cinema do projeto de extensão Limite 8½. Pode ocupar uma das 40 vagas disponíveis qualquer residente em Natal que goste de assistir a filme e tenha interesse em estudar e produzir críticas cinematográficas.

Segundo os organizadores, serão 10 horas mensais de atividades síncronas (no turno noturno) e assíncronas, realizadas no modelo remoto, de agosto de 2022 a janeiro de 2023, totalizando a carga horária de 50 horas. 

Cabe salientar que cada candidato selecionado, desde que frequente pelo menos 75% dos momentos síncronos, terá direito a certificado ao final do projeto e poderá ter suas resenhas selecionadas para eventual publicação de livro pela Editora IFRN.

Realize a sua inscrição aqui.

 

O projeto

Coordenado pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura Felipe Morais de Melo, o Limite 8½ busca divulgar o cinema e fomentar o pensamento crítico sobre suas produções. As atividades foram retomadas neste ano com novas ações: além do cineclube, que ocorre nas últimas quartas-feiras de cada mês no canal do YouTube do projeto, e da Oficina de Crítica de Cinema Limite 8½, cujas atividades tiveram início em 2021, acontecem também sessões de cinema no auditório e visitas a escolas estaduais da Zona Norte de Natal.

Segundo o educador, o projeto foi reiniciado em junho, quando, em celebração do mês do Orgulho LGBTQIA+, exibiu no auditório o filme "Delicada Atração" (1996). Em agosto, começaram as visitas às escolas e a vinda de seus estudantes ao Campus para conhecê-lo e vivenciar a sessão de cinema.


Qual a origem do nome do projeto?

O Limite 8 ½ busca divulgar a sétima arte – termo usado para designar o cinema – e o seu potencial transformador. Seu nome remete a duas obras-primas audiovisuais: o filme brasileiro Limite (1931), dirigido por Mário Peixoto, e o longa-metragem italiano Fellini 8 ½ (1963), realizado por Federico Fellini. Nesta edição, o projeto conta também, além da oficina e do cineclube, com uma sessão de cinema mensal no auditório aberta à comunidade. 

A exibição do filme do mês, "A Vida é Bela" (1997), de Roberto Benigni, aconteceu na última terça (23), no auditório, com a presença de três turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Walter Duarte Pereira, localizada no bairro Potengi. Antes da sessão de cinema, os visitantes puderam conhecer as dependências do Campus e a oferta de cursos da escola.

Já o bate-papo do cineclube vai acontecer nesta quarta-feira (31), às 20h, no Canal Limite 8 e Meio no YouTube, sobre o filme "Cabra Marcado para Morrer" (1984), disponível gratuitamente no site Sesc Digital. A conversa vai contar com a participação de um professor da Escola Walter Duarte e de duas estudantes: uma dessa escola estadual e outra do Campus Currais Novos do IFRN.

 

Visite as redes sociais do projeto:

Instagram @limite8emeio

TikTok @limite8emeio

YouTube Limite 8 e Meio