COMPETIÇÃO

Inscrições para o Desafio Brasileiro de Matemática seguem até 3 de maio

Publicada em 27/04/2021 Atualizada há 1 ano

Competição foi criada por alunos do Campus, com apoio de instituições de ensino parceiras

Com o objetivo de incentivar o interesse de alunos pela Matemática, estão abertas até 3 de maio as inscrições para o Desafio Brasileiro de Matemática (DBM), que acontece de forma online entre os dias 9 e 10 de maio.

Ele será realizado em duas etapas: a primeira, composta por 10 questões da disciplina e um número surpresa de enigmas, tendo a equipe dois dias para resolver o desafio; e a segunda, com cinco questões, mais enigmas e prazo de envio igual ao da etapa anterior.

Podem participar alunos do ensino médio e técnico de nível médio de escolas públicas e privadas. Os participantes devem se inscrever em equipes de três alunos, que podem ser de escolas e séries diferentes. Não é necessário um professor para realizar a inscrição.

Inscreva-se aqui.

A olimpíada

A competição virtual se originou de um outro projeto, a Yume, uma ONG educacional cadastrada como projeto de pesquisa do Campus. Ela divulga de oportunidades educacionais como palestras, cursos, hackathons, olimpíadas científicas e outros eventos. O torneio conta também com apoio de professores de instituições de ensino como o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e de escolas espalhadas pelo Brasil.

"Nós da Yume percebemos que existem muitas olimpíadas de Matemática, mas que são voltadas para um público muito específico. Assim muitas pessoas acabam não participando de competições do tipo por não terem tido uma primeira experiência boa. A partir disso, decidimos elaborar o DBM, que é uma olimpíada divertida e atrativa voltada para quem não gosta de Matemática. A ideia, inicialmente foi pensada por alunos, foi abraçada pelos nossos orientadores e pelos alunos que se juntaram para concretizar o evento", comentou a aluna Hanna Oliveira.

O projeto busca também contribuir com o trabalho em equipe, estimular a criatividade e possibilitar o aprendizado de maneira dinâmica. "Um diferencial importante do DBM é que o participante vai aprender sobre a Matemática durante o processo do desafio, e por isso ele não precisa ter afinidade com a matéria", explicou Severino Gomes, professor do Campus Natal-Zona Norte do IFRN e membro da comissão organizadora.

Cabe destacar que, dentre os organizadores do Desafio, estão também o professor Adnelson Jati, do Campus Boa Vista do IFRR, os estudantes Yasmin Kaline, Geovani Porto, Alan César Rebouças, Odisseu Menezes e Yuri Gabriel Lopes, do curso de Eletrônica.