EMPREENDEDORISMO
Inscrições abertas para seleção de ideias para pré-incubação
Interessados poderão se inscrever no processo seletivo exclusivamente pela internet
Publicada em 28/11/2018 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:14

A Direção-Geral divulgou, nesta quinta-feira (5), o Edital n.º 12/2018 - DG/ZN (fluxo contínuo), referente à seleção de ideias empreendedoras para pré-incubação em Hotel de Projetos da Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN).
O processo seletivo é destinado a alunos ativos, egressos, servidores do IFRN e comunidade externa, para submissão de ideias com potencial inovador para serem transformadas em empreendimentos no eixo tecnológico eletrônica e gestão e negócios, que buscam por produtos, serviços e processos inovadores.
Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário online. Serão selecionados projetos de equipes compostas por uma ou mais pessoas do público ao qual se destina o edital do processo seletivo.
Para mais informações, acesse o edital.
A Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN)
A ITZN busca induzir o processo de criação e fortalecimento de empresas inovadoras ou start-ups, mediante a promoção de serviços especializados de apoio técnico e operacional que facilitam a consolidação de ideias empreendedoras e empresas nascentes. A incubadora atua no sentido de minimizar o risco de falência das empresas nos primeiros anos de desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços e, em especial, durante a fase de inserção no mercado concorrencial.
Nesse sentido, a incubadora visa prospectar, capacitar e selecionar empreendedores que apresentem ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potenciais diferenciais de mercado e viabilidade técnica e econômica, para integrarem o Hotel de Projetos da ITZN, através de processo de pré-incubação.
Metodologia de pré-incubação
O Hotel de Projetos se destina a um processo de orientação e capacitação continuada de equipes, formadas por uma ou mais pessoas e tutoreadas por servidores do Campus, com formação na área de conhecimento da ideia a ser desenvolvida.
Funciona assim: os projetos serão amadurecidos por seis meses, período máximo de permanência da equipe nessa fase, visando não apenas a melhoria das ideias de negócio, mas a formação de empreendedores nas dimensões da gestão, econômico-financeira, marketing e desenvolvimento tecnológico.
Desse modo, o Hotel oferece a oportunidade de assessoramento técnico e capacitações fundamentais para o desenvolvimento de projetos, na tentativa de fomentar a cultura empreendedora, a manifestação criativa dos participantes e o incentivo à formalização de empresas locais.
Serviços
No que diz respeito à infraestrutura, os selecionados terão à disposição a sala do Hotel de Projetos, os laboratórios do Campus e acesso à biblioteca. Para o apoio e desenvolvimento dos empreendimentos, vão dispor de capacitação nas dimensões gestão, capital, mercado e tecnológica; interação com outras instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; e apoio à participação em eventos na área de empreendedorismo.