EXTENSÃO
Inscrições abertas para curso gratuito de bordado à mão em Natal
Iniciativa é resultado de parceria entre Campus e Prefeitura e oferece 100 vagas para mulheres
Publicada em 04/11/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:53

Mulheres de Natal em situação de vulnerabilidade socioeconômica já podem aprender gratuitamente a produzir e comercializar produtos em economia solidária. Até sexta-feira (12), estão abertas as inscrições para o curso de "Artesanato em Bordado à Mão", resultado da parceria entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres – Semul –, e o Campus Natal-Zona Norte. A iniciativa será custeada por uma emenda parlamentar de mais de 100 mil reais da vereadora Brisa Bracchi (PT).
Para a vereadora Brisa Bracchi, esse é mais um passo para as mulheres conseguirem emancipação. “Esse curso é fruto de um processo de diálogo com o movimento de mulheres e com a economia solidária, envolvendo o IFRN a partir de toda sua expertise. Partimos do princípio que só existe rompimento dos ciclos de violência e vulnerabilidade contra mulher quando ela consegue ter sua autonomia econômica garantida”.
O curso de formação inicial e continuada oferecido é uma adaptação de outro de mesmo nome, que, por sua vez, possui oferta anual no Campus por meio do Programa Mulheres Mil – o qual se configura como uma política pública governamental de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a professora Sandra Câmara, coordenadora do programa na Unidade, a experiência de êxito do Campus na formação de artesãs em bordado à mão foi um dos pilares para estabelecer a parceria. "A reconfiguração do curso mobilizou a equipe de servidoras em reuniões de trabalho para adaptação de carga horária, reformulação e aprovação de documentos oficiais, ajuste de cronograma e ampliação da equipe. Nesse sentido, a meta dessa parceria é que as mulheres não somente desenvolvam a habilidade de criar, bordar, empreender, gerar renda, mas sobretudo autonomia, autoconhecimento e que percebam o bordado como arte e terapia", explicou.
Como se inscrever?
As interessadas em uma das 100 vagas no curso devem realizar o cadastro de interesse junto ao Centro de Referência Elizabeth Nasser (Cren) – localizado na Avenida Nevaldo Rocha (antiga Avenida Bernardo Vieira), 2280, Alecrim –, levando foto 3x4. registro de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e cópias desses documentos. O atendimento no local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição.
Cabe salientar que serão oferecidas três turmas do curso, cada qual com dois meses de duração, com aulas às terças, quartas e quintas, das 13h às 17h. Além disso, as alunas receberão duas bolsas de 120 reais, referentes a dois meses de aulas. "O curso será realizado no formato virtual e o Centro de Referência da Mulher disponibilizará sala com computadores para as mulheres que tiverem dificuldade de acessar as aulas em casa", completou.
A iniciativa
O curso oferece capacitação profissional a mulheres residentes em Natal, ampliando possibilidades de inserção no mundo do trabalho e promovendo geração de renda. Segundo a parlamentar, as alunas receberão duas bolsas de 120 reais, referentes a dois meses de aulas. "O curso será realizado no formato virtual e o Centro de Referência da Mulher disponibilizará sala com computadores para as mulheres que tiverem dificuldade de acessar as aulas em casa", completou.
Para mais informações, basta ligar para 3232-4875 ou 0800 281 8000.