Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Incubadora Tecnológica vai receber 25 mil reais do Sebrae/RN

Recursos serão aplicados em apoio à gestão e melhoria de processos, segundo a entidade

Publicada em 04/08/2020 Atualizada há 1 ano

Para Vanessa (de vestido azul, à esquerda), o investimento "será uma oportunidade para gerar emprego e renda"

A Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN) deu, nesta segunda-feira (3), um passo importante a obtenção de recursos financeiros para investir em seus projetos incubados. Ela foi uma das selecionadas pela chamada pública do Sebrae/RN direcionada a incubadoras atendidas pelo Projeto Ambientes de Inovação do RN, que disponibiliza 550 mil reais para selecionadas em três modalidades. 

No total, foram classificados projetos de 16 incubadoras potiguares, que vão ganhar juntas 445 mil reais. Enquadrada na modalidade 3 do edital, a ITZN e outras 10 incubadoras vão receber, cada uma, 25 mil reais. "Em breve, visto que já lançamos o edital do Hotel de Projetos, vamos ter a oportunidade de ver a transformação de novas ideias em startups", comentou Vanessa Desidério, atual coordenadora de duas incubadoras: a ITZN e a ITEN  Incubadora Tecnológica de Energia e Negócios –, do Campus João Câmara. 

A professora se mostrou também animada com a chegada dos recursos, cujos repasses serão feitos ao longo do mês: "será uma oportunidade para gerar emprego e renda para as regiões e pesquisa e extensão para os campi envolvidos", revelou. Segundo o Sebrae, o montante deve ser aplicado na gestão das incubadoras e das empresas, visando à sustentabilidade desses ambientes e ao fortalecimento dos empreendimentos e startups pré-incubados, incubados e graduados. 

 

A Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Zona Norte (ITZN)

A ITZN busca induzir o processo de criação e fortalecimento de empresas inovadoras ou start-ups, mediante a promoção de serviços especializados de apoio técnico e operacional que facilitam a consolidação de ideias empreendedoras e empresas nascentes. A incubadora atua no sentido de minimizar o risco de falência das empresas nos primeiros anos de desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços e, em especial, durante a fase de inserção no mercado concorrencial.

Nesse sentido, a incubadora visa prospectar, capacitar e selecionar empreendedores que apresentem ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potenciais diferenciais de mercado e viabilidade técnica e econômica, para integrarem o Hotel de Projetos da ITZN, por meio de processo de pré-incubação.