Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMEMORAÇÃO

IFRN e campi de Natal celebram aniversário com homenagem na Câmara

Sessão solene contou com presença do prefeito, de parlamentares e representantes do Instituto

Publicada em 22/09/2021 Atualizada há 12 meses

"A homenagem que recebi não é minha, é de todo o Campus pelo trabalho que a sua comunidade desenvolve nesses 15 anos”, enfatizou o diretor-geral Edmilson Campos

A Câmara Municipal de Natal abriu suas portas na noite desta terça-feira (21) por um motivo muito especial: a celebração do aniversário de 112 anos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), completos no próximo dia 23 de setembro. A sessão solene, proposta pelo mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), comemorou também os 15 anos do Campus Natal-Zona Norte – integrante da primeira fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação, iniciada em 2006 – e os 12 anos do Campus Natal-Cidade Alta – que iniciou sua trajetória no reformado casarão antigo que, no início do Século XX, abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial e a Escola Industrial de Natal.

Um fato que chamou atenção na cerimônia foi o número de pessoas que um dia estudaram na Instituição e, atualmente, ocupam cargos no próprio Instituto ou exercem mandato parlamentar, como é o caso de Brisa, ex-aluna do Campus Natal-Central. “Fico muito emocionada, porque no IFRN iniciei a minha trajetória e foi onde eu conheci os movimentos sociais. A oportunidade de hoje homenagear esta Instituição que lutei para defender de tantas formas, seja nas ruas, no grêmio ou no movimento estudantil, é para mim um gesto importante”, afirmou a vereadora.

Uma das mais antigas instituições de ensino de Natal, atualmente o IFRN conta com 22 campi em todo o Rio Grande do Norte e atende alunos até de outros estados. Nesse contexto, para o reitor do Instituto, José Arnóbio Filho, é motivo de orgulho representar uma instituição do porte do Instituto Federal na ocasião. “São gerações de alunos que tiveram os destinos moldados pela educação de qualidade oferecida pelo Instituto. Inclusive, alguns parlamentares desta Casa são nossos ex-alunos, como a vereadora Brisa Bracchi e os vereadores Pedro Gorki e Robério Paulino”, comentou.

Durante a cerimônia, foi entregue um diploma de reconhecimento a pessoas que fazem parte da história do IFRN. É o caso do ex-aluno e atual diretor-geral do Campus Natal-Zona Norte, Edmilson Campos, que destacou a alegria de participar da solenidade. “Estou muito satisfeito em ser homenageado nesta Casa. Contudo cabe salientar que a homenagem que recebi não é minha, é de todo o Campus pelo trabalho que a sua comunidade desenvolve nesses 15 anos”, enfatizou o dirigente.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), também prestigiou o ato solene e ressaltou que a homenagem é reconhecimento da Câmara pelos serviços relevantes que o Instituto Federal no Rio Grande do Norte presta à sociedade em seus 112 anos. “É importante reconhecer o papel do IFRN na capital e em todo o estado, preparando os estudantes para o futuro. De fato, é uma instituição de muito valor e deve ser reconhecida pela sociedade, pela prefeitura e por todos nós”.

A cerimônia contou ainda com a presença da deputada federal Natália Bonavides (PT), diretores dos campi Natal-Central e Cidade Alta, Jonas Lemos e Ayres Nogueira; de pró-reitores, dirigentes sistêmicos, representantes sindicais e estudantis, professores, técnicos administrativos, alunos e ex-alunos da escola, vereadores e seus assessores.