PROEJA

IFRN dá início a aulas em cursos de Formação Inicial e Continuada

Cursos são ofertados em oito campi, incluindo o da Zona Norte, e atendem cerca de 200 estudantes

Publicada em 30/05/2022 Atualizada há 1 ano

Projeto é resultado de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Educação (MEC) e o IFRN

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), destinados a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de seminários integradores, iniciaram suas atividades no dia 18 de maio. Os cursos são ofertados em oito campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e alguns municípios do estado estão envolvidos na oferta. O projeto atende aproximadamente 200 estudantes, nos turnos vespertino e noturno, cujas aulas serão realizadas semanalmente.

São ofertados os cursos de Auxiliar de Manutenção Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Computador e Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças. Os campi envolvidos são os de Canguaretama, Currais Novos, Lajes, Mossoró, Natal - Zona Norte, Parelhas, Parnamirim e Pau dos Ferros.

O Projeto EJA Integrada - EPT atende ao público jovem e adulto por meio de políticas afirmativas articuladas às políticas de Pesquisa e de Extensão para desenvolver ações comprometidas com a qualificação profissional e com elevação da escolaridade do público atendido. A ação visa contribuir para a superação de desafios na educação básica brasileira, a partir de uma proposta de educação inclusiva e emancipatória, em consonância com os princípios de educação humana integral defendidos pelo IFRN.

De acordo com a coordenadora geral do Projeto, professora Izanny Brito, “o Projeto EJA Integrada - EPT veio assumir um papel importante no IFRN, que é o de desenvolver uma formação específica para o público da Educação de Jovens e Adultos, compreendendo a educação e a formação profissional como direitos desses sujeitos.” A coordenadora conta, ainda, que os cursos ofertados são baseados na integração entre a formação básica e a formação profissional.

Além dos Cursos FIC ofertados, o Projeto também objetiva o desenvolvimento de ações de formação de professores, sendo implementado, no momento, o Curso FIC de Didática e Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, ofertado na modalidade EaD, para os professores que atuarão nos cursos FIC dos estudantes.