Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIA DO PROFESSOR

Há 15 anos na Zona Norte, Campus vira referência na qualidade do ensino

Escola conta hoje com 32 doutores e 36 mestres, entre os quais 2 já estão no doutorado

Publicada em 15/10/2021 Atualizada há 1 ano

Número de doutores do Campus quase triplicou em cinco anos. Arthur foi o último a obter o título, em 2020

Nesta sexta-feira (15), é comemorado no Brasil o Dia do Professor, um dos principais responsáveis pela formação de cidadãos para a vida e de novos pesquisadores e profissionais para o mundo do trabalho. No Campus, essa missão segue sendo levada à sério, tanto é que desde 2006, ano em que iniciou o seu funcionamento, a escola se consolida, ano após ano, como referência na qualidade do ensino oferecido na Zona Norte de Natal.

Para se ter uma ideia do que isso representa, o Campus  que conta na atualidade com 73 professores, entre profissionais do quadro efetivo, temporários e substitutos – chama a atenção pelo número de educadores que buscam se capacitar, motivados por uma política institucional de estímulo ao aperfeiçoamento acadêmico. 

Desses 73 professores lotados no Campus:

  • 32 são doutores;
  • 36 são mestres (entre os quais 2 estão cursando o doutorado);
  • 2 são especialistas; e 
  • 3 são bacharéis ou licenciados.

No último levantamento, realizado em 2016, havia 13 doutores, ou seja, cinco anos depois o número de professores com o título quase triplicou. Cabe destacar também que 95% do quadro já possui pelo menos o mestrado.


O mais novo doutor

Arthur Salgado foi o último a se juntar ao "time" dos doutores. Ele, que defendeu a sua tese de doutorado em dezembro de 2020, falou sobre a contribuição da Instituição para o seu crescimento profissional. "Neste Dia do Professor, gostaria de agradecer ao IFRN, que sempre contribuiu para o meu crescimento profissional, incentivando e tornando possível a minha participação em cursos de capacitação, eventos científicos, intercâmbio de experiências com profissionais de outros países e, mais recentemente, o afastamento para realização do meu curso de doutorado", ressaltou.

Na visão do profissional, a licença para capacitação a que fez jus para o doutorado também foi fundamental para o sucesso dessa etapa da sua vida. "O curso exigiu o máximo de dedicação e foco em sua pesquisa. Sem o afastamento, teria sido muito mais desgastante", complementou o professor.

 

O futuro é agora

Outro ponto importante da projeção feita em 2016 diz respeito ao número de educadores com o título de doutor: a análise mostrou-se assertiva ao apontar que a unidade teria cerca de 50% de doutores em seu quadro efetivo, se, até 2021, ele se mantivesse ou sofresse poucas alterações. 

"O estímulo à capacitação contribui para qualificar nossos professores com excelência, concedendo-lhes incentivos nesse sentido. Essa política de qualificação profissional inclui possibilidades de afastamento durante o período de formação e a efetivação de convênios e parcerias junto a outras instituições de ensino", comentou a diretora acadêmica Fabricia Abrantes. 

Entre os muitos resultados, destacam-se o desenvolvimento de projetos de cunho social; a participação exitosa dos alunos em eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia; a maior interação da escola com a comunidade local através da realização de projetos e ações de extensão; e a promoção de uma das principais exposições científicas da Zona Norte de Natal – a MOCITECZN – que reúne, anualmente, estudantes de vários estados do Brasil e países da América Latina e Europa.

 

Caso de sucesso

A ex-aluna Lucimar Lima é um exemplo de como a atuação dos professores do Campus pode transformar a vida das pessoas. Em 2010, após 15 anos sem estudar, ela retomou os estudos, ingressando no curso de Comércio, na forma EJA. Cinco anos depois, técnica na área, ela virou empreendedora, e, graças ao apoio institucional, pôde desenvolver uma pesquisa que resultou em um produto, que recebeu o registro de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Além disso, a estudante, nos últimos anos, participou de mostras no Brasil e na Itália, concluiu um curso de graduação e o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN. Desde 2019, ela é aluna do Doutorado em Biotecnologia, vinculado à Universidade. "O conhecimento adquirido nesta escola me levou a novos rumos com infinitas possibilidades. Sem o empenho dos professores, que contribuem para o Campus cumprir o seu papel na sociedade, o meu sucesso e dos demais alunos não seria possível".