PESQUISA
Grupos apresentam projetos com ideias sustentáveis em mostra no Paraguai
Feira interdisciplinar acontece até sábado (25) na cidade de Encarnación
Publicada em 23/08/2018 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:20

A comitiva formada por seis alunos do curso técnico em Eletrônica está representando o Brasil na Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec), que teve início na terça (22) e segue até sábado (25) no Colégio Bilingüe Girasoles, em Encarnación, no Paraguai.
Monise Bispo, Daniel Gomes e Victor Melo são autores do projeto "Aplicação de MOF de cálcio na absorção do corante azul de metileno no tratamento de efluentes". MOF (Rede Metal-Orgânica) é uma estrutura inorgânica de polímeros* ou organometálica. Já Gabriele Teixeira, Gabriel Oliveira e Marcos Araújo apresentam o trabalho "A extração do azeite essencial para a obtenção do biodiesel. Ambos os grupos recebem orientação do professor Olímpio Silva, que os acompanha no evento.
A Mostra
A Fecitec Girasoles é uma feira aberta ao público que reúne estudantes pesquisadores de instituições educacionais da cidade de Encarnación e de todo o Paraguai, criando um ambiente interdisciplinar e de confraternização em torno de diversas ciências. O evento, que conta com a exposição de projetos de pesquisa, recebe, desde 2015, trabalhos internacionais oriundos de países como Brasil, México, Peru e Turquia, produzidos por jovens de 11 a 17 anos do que equivale, no Brasil, ao Ensino Médio.
Neste ano, foram contempladas as áreas de Ciências Sociais e do Comportamento; Ciências Básicas; Ciências Ambientais e Tecnologia; Ciências Exatas; Medicina, Saúde e Segurança no Trabalho; e Engenharia.
*Palavra vem do grego poli, que significa "muitas", e meros, que é "partes", isso porque as macromoléculas desses compostos se originam através de várias unidades de moléculas pequenas, chamadas de monômeros.