CST EM MARKETING

Grupo de Gestão e Negócios emite nota sobre trabalho remoto durante pandemia

Esclarecimentos são direcionados à comunidade escolar do Campus

Publicada em 11/06/2020 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O Grupo de Gestão e Negócios emitiu nesta sexta-feira (10) uma nota sobre o seu trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus. Os esclarecimentos são direcionados à comunidade escolar do Campus.

"Caros (as) alunos (as) e demais membros da nossa comunidade acadêmica,

No próximo dia 17 de junho, completaremos três meses de isolamento social e suspensão do calendário acadêmico em decorrência da pandemia de coronavírus. Esse período tem sido de muitos desafios para todos, ao mesmo tempo em que, com ele, temos colhido inúmeros aprendizados, dada a necessidade de adaptação de nossas rotinas às orientações e cuidados que precisamos tomar para conter a disseminação do vírus.

Entendemos as particularidades e limitações que cada um de nós, professores, técnicos e alunos, tem enfrentado durante a pandemia. As novas formas de trabalho e cobranças, como, por exemplo, o home office, têm trazido desafios no sentido de conciliar rotinas domésticas com estudo e trabalho, em ambientes que não foram adaptados para isso. Entendemos, assim, que o cenário não é o ideal e temos buscado respeitar as individualidades.

Para nós, professoras e professores do grupo de Gestão e Negócios, este tem sido um período de muito trabalho, pois, apesar de não podermos dar sequência aos conteúdos das disciplinas nas respectivas turmas, algumas rotinas se mantiveram, devidamente adaptadas à nova realidade remota, como as que seguem:

• Realização semanal de reuniões virtuais de grupo, de coordenadores e pedagógica;
  • Participação como representantes e/ou ouvintes em reuniões do CODIR, CONSUP, CONSEPEX, entre outros colegiados ligados à Reitoria;
  • Manutenção das atividades de pesquisa e extensão (como a IFSOL e Studio Criativo), as quais estão sendo desenvolvidas por meio de reuniões virtuais entre professores e alunos;
  • Participação de professores e alunos em comissões de organização de eventos previstos no calendário do campus Natal-Zona Norte, os quais, mesmo em meio à pandemia, estão sendo planejados, como, por exemplo: SEMENTE, III Bienal de Gestão e Negócios, Semana de Ciência e Tecnologia;
  • Produção de artigos científicos por parte de professores do grupo de Gestão e Negócios durante o período da pandemia. Além de publicações, tais estudos também visam compor material para discussão durante as aulas;
  • Realização de cursos de capacitação como forma de aprimorar o conhecimento de professores do grupo de Gestão e Negócios;
  • Atuação de professores do grupo como avaliadores de artigos de periódicos e de bancas de trabalhos de conclusão de curso, no Campus Natal-Zona Leste (EAD), entre outras instituições que têm mantido suas atividades nesse período de isolamento social;
  • Desenvolvimento de atividades em comissões ligadas à SETEC/MEC por parte de professores do grupo;
  • Manutenção das atividades de orientação nos trabalhos de TCC, Projeto Integrador, Estágio e Jovem Aprendiz para os alunos que se encontram em condições de desenvolvê-las remotamente.

Na busca de adequação a essa nova realidade, pensando em atender aos alunos que podem desenvolver remotamente suas atividades, mas, ao mesmo tempo, respeitando aqueles que por alguma circunstância estão impedidos de fazê-lo, outras atividades também estão sendo desenvolvidas:

• Desenvolvimento de projetos de ensino online para tratar de temas emergentes ou voltados à revisão conteúdo;
  • Apresentação de Webinars e lives, voltados para conteúdos transversais aos estudados em sala de aula, à divulgação de eventos e/ou às discussões de assuntos tratados nos nossos cursos. Entre as atividades dessa natureza, para você que não assistiu, seguem abaixo os links de acesso.
  1. Webinar dos Professores Miler e Fábio sobre TCC: https://www.youtube.com/watch?v=cxTHWxd3Iok
  2. Divulgação da Semente: https://bityli.com/BwvBy
  3. Live do professor Edmilson com as professoras Suzana, Marlene, e a aluna Steffany Lima Ramos: https://www.instagram.com/tv/CBB-ITFHXa1/

Este é um momento em que somos atravessados por sentimentos de angústia, dor, medo e ansiedade. Nos solidarizamos, em especial, aos que perderam amigos e familiares queridos, empregos e oportunidades. Entendemos as preocupações e dúvidas acerca de quando e como será o nosso retorno, pois tais dúvidas também são nossas, mas estamos comprometidos com fazer o nosso melhor, dentro das possibilidades colocadas.

Caso necessitem, estamos à disposição para tirar dúvidas, ou mesmo para uma conversa amiga. Vocês podem contatar-nos por meio do e-mail institucional, disponível no SUAP.

Por fim, recebam nossos calorosos cumprimentos e votos de muita saúde para todos (as). Esperamos que em breve possamos estar de volta às nossas atividades presenciais.

• Alinne Pompeu Cunha de Queiros
  • Augusto Santana Veras de Medeiros
  • Bruno Campelo Medeiros
  • Denise Cristina Momo