Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

Festival Conexões IFRN: etapa final conta com estudante do Campus Zona Norte

Com a música "É Você", Sabrina Melo ficou entre os oito melhores da 1ª edição do projeto

Publicada em 26/01/2023 Atualizada há 1 ano

Sabrina Melo cantou a música "É Você". (Foto: Edmilson Campos)

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na última quarta-feira (25), a etapa final do Festival Conexões, evento musical em que estudantes de todos os campi apresentaram composições autorais. A etapa final aconteceu no auditório no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal-Central, e contou com a participação de oito artistas/estudantes, apresentando os mais variados estilos musicais. 

A final do Festival foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFRN no YouTube. A etapa contou com votação popular, a fim de engajar a comunidade do Instituto. Após todas as apresentações, o público votou em sua música preferida, através de um link disponibilizado durante a transmissão ao vivo. Houve, ainda, a votação de três jurados técnicos: John Fidja Ferreira Gomes, professor de música do IFPB; Thaise Cristina Marcelino Matias, professora de música do IFCE; e Fernando Luiz (cantor e compositor potiguar).


Premiação 

A vencedora da noite foi Laiz Mara, com a música "Em Nome da Fé". A estudante falou sobre a sua participação: "O Festival Conexões é algo muito importante para nós compositores, é um um resgate da música autoral. É um resgate dessa cultura que estava meio perdida. Confesso que me reencontrei musicalmente, eu estava até um tempo sem compor, mas o Festival revitalizou isso", destacou. 

Em segundo lugar ficou Lizandra Messias, do Campus Mossoró, e em terceiro lugar Ícaro de Medeiros, do Campus Jucurutu. A final contou também com as apresentações de Paulo Café, do Campus Natal-Cidade Alta; Kaeme Monteiro, do Campus Macau; Sabrina Melo, do Campus Natal-Zona Norte; Clidenor Batista, do Campus Parnamirim; e Diógenes Alejandro, do Campus Santa Cruz. 

Com o violão novo em mãos e emocionada, Sabrina não escondeu a alegria de ser finalista da competição cultural. "Foi uma honra participar deste festival, de mostrar a canção que escrevi em 2019. Lá atrás, nem imaginava que estaria aqui e, por isso, agradeço ao Campus Natal-Zona Norte pela oportunidade, a todos que votaram em mim e a quem assistiu à minha apresentação", agradeceu a autora da música "É Você", em parceria com a também estudante Yasmin Sena.

Também presente ao evento, o diretor-geral da unidade, Edmilson Campos, destacou a importância do festival no que diz respeito ao estímulo à cultura no estado. "É muito bom haver momentos de integração, cultura e arte como este, no nosso país, e ver talentos como Sabrina brilharem em palcos como o do IFRN, com músicas autorais. Isso só deixa claro que cultura potiguar é muito rica e pode ser explorada em todo o seu potencial", comentou.

Os oito finalistas receberam como premiação um violão acústico, com cordas de nylon. Os 1º, 2º e 3º lugares ganharam a gravação de suas músicas no estúdio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através de parceria com a Universidade. Além disso, a estudante vencedora recebeu um piano digital. Os prêmios são uma promoção da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

 

"Ouvir a voz dos alunos"

"Para todos os envolvidos no processo foi um momento de crescimento musical, seja com os candidatos, com os professores ou até mesmo muitos voluntários que estiveram ativos no projeto. A perspectiva é que o Festival esteja no calendário acadêmico da Instituição e que seja capaz de movimentar a cultura e as composições no Rio Grande do Norte. A existência deste Festival significa ouvir a voz dos alunos, protagonizar um espaço inclusivo onde todos podem expressar seus sentimentos a partir das canções", destacou o coordenador do evento, professor Valdier Ribeiro.

A banda que conduziu as músicas finalistas durante a final do Festival foi composta pelos servidores: Alanderson Maxson, do Campus Macau (clarinete e sax); Andrey Azevedo, do Campus Currais Novos (arranjos/piano/percussão); Ana Cláudia, do Campus Canguaretama (percussão); Elizangela Garcia, da Reitoria (bateria); Glauber Costa, do Campus Natal-Central (baixo e piano); João Gomes, do Campus Caicó - em exercício no Campus Jucurutu (guitarra e violão); e Valdier Ribeiro, do Campus Natal - Central (piano e sampler).

playlist com as músicas selecionadas para a etapa final pode ser encontrada no canal oficial do IFRN no Youtube.


Acesse: 

Playlist com as músicas finalistas do Festival Conexões

Transmissão da etapa final do evento