CONQUISTA

Ex-aluno obtém aprovação para intercâmbio na Universidade de Harvard

Erick Matheus é egresso do curso de Comércio e atualmente estuda Medicina na UFRN

Publicada em 29/06/2022 Atualizada há 1 ano

Filho de uma dona de casa e um taxista, estudante busca arrecadar 150 mil reais para custear intercâmbio na mais antiga universidade norte-americana

O ex-aluno do Curso de Técnico Integrado Comércio Erick Matheus Sousa de Medeiros, 23, atualmente cursando Medicina na UFRN, obteve sua aprovação para um intercâmbio de cinco meses na Universidade de Harvard, a mais antiga dos Estados Unidos. Ele é o primeiro norte-riograndense a ser aprovado para estudar na instituição de ensino estadunidense.

O estudante revelou que se preparou mais de um ano. "Uma das coisas que Havard avalia muito é avaliar pessoas que tenham a capacidade e o desejo de transformar a sua realidade e de mudar o mundo", explica. Mas o caminho até a realização do sonho de cursar uma graduação sanduíche (situação em que o aluno estuda temporariamente em escola fora do país de origem) na instituição americana não tem sido fácil. Filho de uma dona de casa e um taxista, o estudante criou uma campanha virtual, postada em seu perfil no Instagram, para arrecadar 150 mil reais e poder custear seus estudos lá, uma vez que os custos vão além do que Erick pode pagar. O jovem, porém, confia na contribuição da sociedade potiguar, a quem promete que vai retribuir logo que voltar ao Brasil após o intercâmbio.

A inspiração para cursar Medicina, relata o jovem, surgiu após seu melhor amigo cometer suicídio e o próprio Erick ter tido depressão. Isso serviu de motivação para o rapaz decidir atuar como voluntário no Centro de Valorização da Vida (CVV), associação filantrópica que realiza atendimentos por telefone, de forma gratuita, com o intuito de dar apoio emocional para pessoas que buscam ajuda. "No caminho de tentar me curar, de tentar fazer algo melhor pela minha vida, eu já sabia na época que eu era muito bom em ajudar outras pessoas, então eu fazia parte de vários grupos de pessoas com problema de saúde mental, com depressão, e sempre tinha alguém lá precisando de um desabafo”, conta, em entrevista a um jornal local.

O ex-aluno do IFRN destaca também uma iniciativa que desenvolve há alguns meses. "Tive o orgulho de contar para eles [a universidade] sobre um projeto que criei, por meio do qual levamos acolhimento psicológico e emocional a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da periferia de Natal". A iniciativa já beneficiou, segundo o potiguar, mais de 1.500 pessoas.