CIÊNCIA

Estudante consegue aprovação de artigo para publicação em revista científica

Periódico é de um dos níveis mais elevados de produção intelectual de acordo a Capes

Publicada em 08/12/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

"O devido reconhecimento chega na hora certa", comentou a ex-aluna Iana de Albuquerque

A ex-aluna de Informática Iana Ciara de Albuquerque teve o seu artigo científico aceito para a Revista Brasileira de Informática na Educação. O periódico está classificado na área ensino como Qualis B2 2014/2015, segundo nível nacional mais elevado de produção intelectual de acordo com a Capes, do Ministério da Educação. A carta de aceitação foi enviada na última sexta-feira (4).

"Fico feliz pelo êxito do nosso trabalho. Isso demonstra que o que fazemos no Instituto pode alcançar outros patamares e que o devido reconhecimento chega na hora certa", comentou Iana.

O artigo trata da criação e do desenvolvimento de um dicionário virtual de Biologia que conta atualmente com mais de dois mil verbetes relacionados aos conteúdos da disciplina do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, o BioWiki. "Nossa proposta é estimular o interesse dos alunos pela área de forma interativa, através da internet. Por isso, além da versão tradicional para web, em formato de site, vamos lançar no próximo ano também um aplicativo para smartphone", explicou a jovem.

Para ela, levar o conceito de biologia de forma simplificada, principalmente por meio de imagens, vídeos, gráficos e esquemas, ajuda o aluno na hora de fixar os vocábulos e a compreender o conteúdo ensinado em sala de aula. "O dicionário virtual, assim como os livros didáticos convencionais, é um instrumento essencial na armazenagem e recuperação de fatos científicos, além de ser uma importante ferramenta de pesquisa e de sustentação da estrutura teórica de uma ciência", completou.

O professor Neyvan Rodrigues, viu de perto, como orientador, o esforço da estudante durante três anos. Para o pesquisador, que é doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esse processo de iniciação científica deve ser sempre incentivado pelos professores. "Era um sonho nosso conseguir que um aluno, ainda no ensino médio, pudesse publicar resultados em um periódico indexado de circulação nacional. No futuro, pretendemos que os alunos ousem em partir para publicações em revistas internacionais de grande impacto, vislumbrando um advento no processo de formação e produção intelectual", disse.

O projeto contou também com a colaboração dos ex-alunos João Pedro Lobo e Jéssica Coelho, das alunas Darlla Torres e Cínthia Diniz, coorientados pelo professor Rodolfo Costa.

Mais:

Acesse o BioWiki.