Internacionalização
Estudantes de Informática apresentam trabalhos em evento internacional
Pesquisas abordaram uso da Informática na educação inclusiva
Publicada por Cecilia Melo em 19/06/2024 ― Atualizada há 5 meses
Estudantes do curso de Licenciatura em Informática do Campus Natal-Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram, no período de 12 a 14 de junho deste ano, do V Congresso Internacional de Educação Inclusiva e da V Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva, ocorrido em Campina Grande, Paraíba.
Os estudantes Pedro Assunção e Pedro Fernandes apresentaram dois trabalhos no congresso, onde abordaram o uso de ferramentas tecnológicas, como realidade aumentada e softwares de comunicação alternativa, e uma intervenção pedagógica, para melhorar a aprendizagem de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O congresso
Além das apresentações, o evento teve plenárias, mesas redondas e sessões técnicas com pesquisadores de Brasil, Argentina, Chile, Portugal e outros países. Para Pedro Assunção, o encontro foi uma motivação para continuar na área da pesquisa: “Além do bônus no currículo acadêmico, estar imerso num espaço plural de conhecimentos e perspectivas motiva a continuidade da pesquisa e expande o olhar sobre as diversas realidades da educação nacional e internacional”, disse.
Já Pedro Fernandes acredita que os trabalhos fortalecem a inclusão na educação: "Ouvir opiniões sobre nosso trabalho e as experiências de outros docentes com temas semelhantes enalteceu a relevância da inclusão na educação e o papel do professor nesse processo”, comentou.
A participação no evento contribuiu para ampliar a área da internacionalização do Campus, principalmente por ter viabilizado a divulgação de resultados de pesquisas do curso. De acordo com a orientadora dos trabalhos, a professora Keila Moreira, foi importante conhecer outras perspectivas dentro da pesquisa de inclusão: “Neste evento, ampliamos os horizontes e a esperança de fazer mais e melhor para a aprendizagem e o ensino de forma inclusiva”, destacou.
- Palavras-chave:
- Internacionalização Informática Congresso