LICENCIATURA

Dupla é premiada por artigo voltado para inclusão de deficientes visuais

Projeto busca ensinar a alunos do Instituto de Cegos de Natal práticas aplicadas à Informática

Publicada em 15/06/2018 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Lindemberg e Leonardo, sob orientação de Keila, ficaram com 1º lugar da sua categoria no Ctrl+E, em Fortaleza/CE

Os alunos Lindemberg Cordeiro dos Santos e Leonardo Brunno Silva de Lima, do Curso Superior de Licenciatura em Informática, conquistaram o 1º lugar na categoria de artigos resumidos no III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). O evento aconteceu de 5 a 8 de junho em Fortaleza/CE.

Na ocasião, sob orientação da professora Keila Moreira, a dupla apresentou o artigo "O início de uma prática de letramento digital voltada para pessoas com deficiência visual". Eu estou muito feliz com o resultado do nosso trabalho. Realmente não esperava conquistar esse resultado, tendo em vista que haviam muitos outros trabalhos com enorme potencial", comentou Lindemberg.

Ainda segundo o estudante, o mais importante foi poder representar o curso e o IFRN em um evento que reuniu várias outras instituições do país. "É muito gratificante ver que um trabalho seu está sendo visto como destaque em um evento desse porte na área de Informática, além de ser muito importante para a nossa formação. São acontecimentos como esse que provam que a Licenciatura em Informática está realmente no caminho certo e não recebeu conceito máximo pelo MEC por acaso".

Keila também ficou muito satisfeita com a conquista da dupla. "Fica claro que não só eu, como professora orientadora, mas agora uma parte da comunidade científica reconhece o valor desses alunos para a pesquisa e a extensão, buscando o aprimoramento que extrapola os conhecimentos pessoais e serve à sociedade. Disse a eles que era só o começo, temos muito a caminhar e a servir a comunidade com a tecnologia e a educação inclusiva", revelou a educadora.

O artigo

O trabalho desenvolvido pelos estudantes é um projeto de extensão recentemente aprovado que tem o intuito de atender aos alunos do Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos de Natal (IERC) no que diz respeito a manuseio do computador, técnicas de digitação, softwares e ferramentas de acessibilidade e acesso à internet . O projeto foi dividido em quatro módulos:

• Módulo I: Conhecendo o computador - Os alunos serão instruídos sobre como manusear o computador, para que saibam onde está cada peça, para que serve e como utilizá-la;
  • Módulo II: Técnicas de digitação e reconhecimento do teclado - Tem por finalidade fazer com que os alunos consigam utilizar o computador manuseando-o apenas pelo teclado;
  • Módulo III: Ferramentas assistivas para o computador - Após a internalização das técnicas de uso do teclado, os alunos poderão utilizar as ferramentas/softwares assistivos para sua autonomia em diversos trabalhos de seus próprios interesses;
  • Módulo IV: “Manuseando” a Internet - Este módulo promoverá a autonomia de pesquisa dos alunos para que, caso haja dúvidas, tenham independência suficiente para utilizar mecanismos de pesquisa como o Google ou Bing, por exemplo.

Além disso, ao final do projeto, será elaborada uma cartilha sobre as práticas aplicadas para orientar as pessoas quanto à importância da inclusão e também divulgar o projeto em si.