PREMIAÇÃO

Estudante conquista prêmios em mostra de ciência da Universidade de São Paulo

Trabalho foi o 3º melhor de sua área e obteve credencial para maior feira científica da América Latina

Publicada em 30/03/2021 Atualizada há 1 ano

'pHmetro portátil', de Hanna Vitória Oliveira, busca tornar análises químicas mais acessíveis e com menor custo e impacto ambiental

A aluna Hanna Vitória Oliveira, do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica, conquistou o terceiro lugar da área Ciências Exatas e da Terra, na Mostra de Virtual de Projetos da 19ª Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), realizada virtualmente de 15 a 26 de março. Os ganhadores foram anunciados no sábado (27), na cerimônia de premiação realizada pelo canal do evento no Youtube.

A jovem recebeu também o Prêmio de Excelência em Pesquisa, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); o Prêmio Destaque Unidade da Federação, como autora de melhor trabalho do Rio Grande do Norte frente a outros 28 participantes; e o credenciamento para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada uma das principais feiras científicas da América Latina.

"A Febrace foi uma oportunidade incrível! Mesmo online, tive a oportunidade de conhecer vários projetos e receber o feedback de vários avaliadores. Além disso, ter sido finalista já tinha sido uma vitória, porque o processo de seleção é muito criterioso. Então, depois de ver tantos bons projetos, obter cada um desses prêmios (que pareciam um sonho distante) se tornou realidade", revela Hanna.

A estudante destacou ainda que o evento lhe mostrou o quanto é gratificante ter apoio e suporte para desenvolver projetos de iniciação científica já durante o ensino médio e que desde o início do trabalho confiava no potencial dele.

A pesquisa

Desenvolvido durante a pandemia da Covid-19, sob orientação dos professores Pollyana Castro e Daniel Lucas de Freitas da UFRN, o projeto 'pHmetro portátil: Uso de smartphone na determinação do pH de soluções utilizando imagens digitais e quimiometria' busca tornar análises químicas mais acessíveis e com menor custo e impacto ambiental. "Com esse propósito, extraímos do repolho roxo a antocianina para obter soluções ácidas e básicas com materiais de laboratório e que podem ser encontrados em casa. Utilizamos a câmera do celular para capturar imagens digitais das soluções. Após tratar com modelos matemáticos cada foto, conseguimos determinar valores de pH de forma precisa, baixo custo e em um experimento que pode ser aplicado em sala de aula como metodologia interdisciplinar de ensino", explica a jovem.

Animada com os resultados do estudo, ela já projeta os próximos passos. "Vamos seguir aprimorando o método, testando outras fontes de antocianina e métodos de aquisição e tratamento das imagens. A ideia é, inclusive, aplicá-lo em sala de aula. Esperamos também, em breve, submeter um artigo científico para publicação".

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Neste ano, a Feira teve o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta edição do evento contou com 345 projetos finalistas, dos quais 29 eram do Rio Grande do Norte. Também representaram o IFRN outros oito trabalhos de pesquisa, dos campi Caicó (1), Ceará-Mirim (2), Ipanguaçu (1), Mossoró (1) e Santa Cruz (3).