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Equipes de trabalho apostam em reuniões virtuais durante pandemia

Servidores seguem se reunindo remotamente para resolver questões acadêmicas e administrativas

Publicada em 02/04/2020 Atualizada há 1 ano

Diretor-geral substituto, Edmilson representa o Campus nas reuniões sistêmicas remotas, que acontecem desde o dia 18

Mesmo a distância, as equipes de trabalho se mostram, a cada dia, mais entrosadas e familiarizadas com as ferramentas usadas para realizar as reuniões online. Além da troca de informações já consolidada nos grupos de Whatsapp, os servidores passaram a se reunir por meio de aplicativos de videoconferência para deliberar sobre questões essenciais ao funcionamento da escola e atendimento à comunidade acadêmica, tanto no contexto institucional como local.

O trabalho virtual não tem feito diminuir o engajamento nas reuniões, muito pelo contrário. A primeira reunião pedagógica-administrativa por videoconferência, coordenada pela Diretoria Acadêmica, contou com a participação de mais 100 servidores, entre técnicos administrativos e professores. De mesmo modo, na primeira reunião remota do Conselho de Representantes de Turmas, ocorrida na quarta (1°), reuniu mais de 40 estudantes, com representação de todas as modalidades de ensino do Campus.

 

Reunião nossa de cada dia

O diretor-geral em exercício Edmilson Campos, desde a primeira reunião, tem representado o Campus e, sistematicamente, com apoio de sua equipe, buscado estabelecer contato permanente com os servidores, a fim de esclarecer situações de interesse institucional e discutir com todos as melhores estratégias para dar continuidade aos trabalhos em home office.

"Desde que precisamos suspender nossas atividades presenciais para enfretamento à COVID-19, no último dia 17, temos vivido dias intensos de reuniões, quase que diuturnamente, para que possamos discutir, tanto a nível sistêmico quanto local, e adequar o funcionamento da nossa instituição neste período inédito e histórico que estamos vivenciado. O momento requer muita serenidade dos gestores, servidores e toda a comunidade, que, diante de um desafio intenso e dinâmico, precisam se reinventar, com novas formas de trabalho, predominante remotas, e ao mesmo tempo manterem o contato próximo com os nossos estudantes", explicou Edmilson.

Na visão do gestor, é importante destacar que as primeiras reuniões sistêmicas, logo após a suspensão das atividades no Instituto, fundamentais para elaborar normativos-base publicados, que já disciplinam os trabalhos dos servidores durante a pandemia. "Passada essa fase de intensos encontros, o foco agora tem sido dialogar com a nossa comunidade, incluindo servidores e estudantes, para esclarecer sobre as decisões tomadas, sanar dúvidas que vão surgindo e nos ajustamos às decisões tomadas. Com muita transparência e construção democrática vamos superar mais esta fase e retormar as nossas atividades normais tão logo seja possível", completou.

 

Troca de informações, análise, discussão e decisão: o início

Nesse contexto, ele esteve presente na reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto (Codir), no dia 17 de março, na Reitoria, onde, desde o dia anterior, reitor, pró-reitores, dirigentes sistêmicos e diretores dos campi, junto a um comitê de profissionais multidisciplinares, recém-criado para enfrentamento da pandemia, discutiam medidas a serem aplicadas em todo o IFRN. No mesmo dia, o Instituto publicou a Portaria 501/2020, que, entre outras ações, suspendeu as atividades presenciais na Instituição por tempo indeterminado a partir de 18 de março.


Entenda os acontecimentos:

18/03 (quarta) - No dia 18, houve uma reunião dos gestores acadêmicos dos campi com o Comitê de Ensino (Coen), os quais, por videoconferência, analisaram portaria do Ministério da Educação que abriu a possibilidade de migração do ensino presencial para a modalidade a distância por 30 dias. Após avaliar a situação socioeconômica dos estudantes e a inviabilidade da migração, o Coen encaminhou para o Codir a indicação de aprovação da suspensão do calendário acadêmico.

19/03 (quinta) - Em reunião por videoconferência, o Codir decidiu aceitar a sugestão do Coen de interrromper o calendário letivo, salvo no Campus Natal-Zona Leste, outrora Campus EaD. Além disso, formatou a portaria que discrimina as formas de trabalho essenciais na Instituição pelos servidores e estagiários durante a suspensão das atividades.

20/03 (sexta) - A partir dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), como das medidas de proteção necessárias à comunidade acadêmica, o IFRN publicou no dia 20 a Portaria 530/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção e enfrentamento à situação adotadas no âmbito do Instituto. O documento confirmou a suspensão das atividades presenciais a partir do dia 17 e especificou possíveis formas de trabalho a partir de planos de trabalhos, a serem elaborados pelos servidores.

20/03 (sexta), no Campus - À tarde, os membros do Colégio Gestor do Campus se reuniram por videoconferência para, com base na Portaria 530/2020, estabelecer um modelo local para a elaboração dos planos de trabalhos dos técnicos-administrativos. O procedimento para os professores ficou em segundo plano, pois dependia de Instrução Normativa do Coen.

23/03 (segunda) - Em nova reunião com gestores acadêmicos, o Coen discutiu sobre quais atividades docentes deveriam acontecer com o calendário letivo suspenso, a partir da Resolução 51/2018-Consup, que já dispunha de um conjunto de atividades possíveis de serem desenvolvidas remotamente. Ao final, o Comitê aprovou a indicação ao Codir do Relatório Individual de Trabalho (RIT) como mecanismo para controle do registro de ponto das atividades dos professores.

24/03 (terça) - Neste dia, nova reunião do Codir. Em pauta, discussão sobre minuta de portaria para regulamentar o trabalho dos terceirizados. Na ocasião, foram feitas alterações na Portaria 530/2020, entre elas, alterações na confecção do plano de trabalho dos técnicos, que do modelo individual passou a ser setorial e modificações em pontos sobre registro de atividades dos professores.

25/03 (quarta), no Campus - Diretores e coordenadores do Campus voltaram a se reunir na tarde de quarta, 25, para discutir possibilidades de trabalho dos professores durante a pandemia, definir o cronograma de reuniões pedagógicas-administrativas e de grupo. Na oportunidade, os participantes da videoconferência também receberam orientações para configurações das equipes de trabalho.

26/03 (quinta) -Pela manhã, o IFRN publicou duas portarias: 547(que revogou a 530) e 548/2020, que trata das medidas de gestão de contratos dos prestadores de serviço terceirizados. À tarde, o Coen formatou a minuta de Instrução Normativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que suspendeu atividades de ensino e reforçou o impedimento de obrigar a participação e engajamento de estudantes nessas atividades, visto que nem todos possuiam acesso a equipamentos e internet adequada.

26/03 (quinta), no Campus - O Colégio Gestor do Campus se reuniu pela manhã para definir escala e justificativa de trabalho dos servidores terceirizados, com base na Portaria 548/2020 e realizar ajustes nos modelos dos planos de trabalho de técnicos administrativos e professores.

30/03 (segunda), 31/03 (terça) e 01/04 (quarta), no Campus - No primeiro dia, aconteceram reuniões de grupo para distribuir atividades entre os professores; no segundo, os coordenadores se reuniram para apresentar devolutivas dos grupos de trabalho; no último, a equipe gestora da escola conversou com alunos do Conselho de Representantes de Turma - CRT acerca de decisões recentes relacionadas aos estudantes.

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*apresentação da Direção-Geral, disponibilizada na reunião pedagógica-administrativa remota em 27 de março de 2020.