Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ASSISTÊNCIA AO ALUNO

Entrega de chips a estudantes acontece na próxima quinta (18)

Alunos e responsáveis devem ficar atentos a horários estabelecidos para atendimento

Publicada em 12/03/2021 Atualizada há 1 ano

Projeto busca fornecer e monitorar pacotes de dados a estudantes do IFRN em condições de vulnerabilidade socioeconômica, durante ensino remoto

A Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) anunciou hoje (12) que a entrega de chips aos estudantes selecionados pelo Projeto Alunos(as) Conectados(as) acontece na próxima quinta-feira (18), em horários estabelecidos na lista de contemplados.

A assistente social Etiene Ferreira orienta que o aluno, principalmente o menor de idade, que não puder ir ao Campus deve pedir a um responsável para retirar o chip na escola, pois não há previsão de datas para nova entrega. "Como estamos em um momento de muita gravidade da pandemia, a distribuição dos itens dia só se tornou possível pela disponibilidade de servidores em ir realizar essa tarefa, visto que muitos são de grupos de risco e estão, por isso, autorizados ao trabalho remoto", explica.  O aluno/responsável deve levar caneta e o acesso ao Campus vai se dar de um por vez.

O projeto, conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), "objetiva fornecer e monitorar pacotes de dados em Serviço Móvel Pessoal aos estudantes do Instituto em condições de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de somar para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, durante o período de ensino remoto. Ele busca dar suporte às ações emergenciais de Educação, Pesquisa e Assistência ao ensino, atuando com um suporte ao enfrentamento à Covid-19, segundo orientação do Ministério da Educação (MEC) e sob a orientação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)", traz o edital.

A iniciativa busca contemplar estudantes com matrícula efetiva em cursos técnicos Integrados de nível médio, ProEJA, Subsequente e graduandos do período letivo 2020.2 (cursos presenciais) e período 2021.1 (na modalidade EAD) do IFRN. Para receber o benefício, é necessário que haja cobertura móvel das operadoras Claro e Oi no local de residência de cada estudante. Através do Projeto, haverá o fornecimento de chips telefônicos com franquia mínima de 20GB de tráfego de dados mensal, sem custo adicional e com validade até junho de 2021. Ao todo, serão distribuídos 15.024 chips, sendo 771 para o Campus Natal-Zona Norte.


Público-alvo

Foram contemplados alunos inseridos em uma ou mais das seguintes situações:

  • Não possuir contrato ativo de Internet residencial;
  • Ter dificuldades financeiras para manutenção do serviço de Internet existente;
  • Estar com o auxílio de serviço de Internet na iminência de término (encerrar no mês vigente ou subsequente à data de solicitação do Projeto Alunos(as) Conectados(as); e
  • Não possuir conexão própria de Internet, dependendo de redes de terceiros para se conectar à rede.

 

Acesse:

Resultado do Projeto Alunos(as) Conectados(as) - Horários

Edital n° 02/2021 - Projeto Alunos(as) Conectados(as) - com retificações