Conselho de Classe
Encerram hoje as reuniões dos Conselhos de Classes dos cursos técnicos integrado regulares
Alunos e professores fizeram encaminhamentos de propostas
Publicada em 19/06/2019 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:48

A Diretoria Acadêmica do Campus Natal-Zona Norte encerrou esta semana a primeira rodada de Conselhos de Classes com as turmas dos cursos técnicos de nível médio integrado, em sua modalidade regular. Ainda será feito o conselho de classe com as turmas na modalidade de educação de jovens e adultos. Essa primeira rodada é referente a primeira unidade de aulas deste ano letivo.
O Conselho de Classe está instituído na Organização Didática do IFRN e é constituído, em cada Campus, pela Diretoria Acadêmica, organizado através de sessão referente a cada Curso Técnico de Nível Médio Integrado, constituindo-se como órgão de assessoramento ao Diretor Acadêmico em assuntos de natureza didático-pedagógica.
O artigo 39 da Organização Didática estabelece a metodologia das sessões do Conselho de Classe, a saber:
I. análise do rendimento acadêmico dos estudantes no bimestre por turma e por disciplina;
II. apresentação, pelos professores de cada turma, das dificuldades de aprendizagem dos alunos, das causas dessas dificuldades e das alternativas de solução;
III. apresentação, pelos alunos, das dificuldades de aprendizagem em cada série e por disciplina, das causas e das alternativas de solução.
IV. discussão das alternativas de solução apresentadas pelos alunos e pelos professores; e
V. encaminhamentos de propostas.
No dia 29/05 ocorreram as sessões dos conselhos de classes das turmas de informática para internet, nos dias 12 e 13/06 as sessões referente as turmas de eletrônica e hoje (19) ocorrem as seções referentes as turmas de comércio regular.
No Campus Natal-Zona Norte, as reuniões de conselhos de classes contam com a participação de todos os professores e alunos de cada turma, membros da Equipe-Técnico Pedagógica, da Coordenação de Apoio Acadêmico e, esse ano, com uma novidade, a presença de representantes do Grêmio Estudantil Paulo Freire. Sendo assim, é um ambiente de rico debate e amadurecimento das relações de ensino-aprendizado no campus.