Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FORMATURA

Em noite de festa, Campus forma mais 72 técnicos de nível médio

Cerimônia realizada ontem (4) reuniu servidores, autoridades e convidados dos formandos

Publicada em 05/04/2018 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Prestador de serviço do Campus desde 2008, Celso não segurou a emoção ao receber diploma de distinção: "O coração bateu a mil"

A emoção marcou a Cerimônia de Formatura dos Cursos Técnicos em Comércio, Eletrônica, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática do Campus, das modalidades integrado, subsequente e Educação de Jovens e Adultos (EJA), semestres 2017.1 e 2017.2. Com o ginásio poliesportivo do Instituto lotado, além dos 72 concluintes, a solenidade reuniu, na noite de ontem (4), parentes e amigos dos formandos, professores, técnicos-administrativos e autoridades institucionais. 

A cerimônia, presidida pelo reitor em exercício do IFRN, Marcos Antônio de Oliveira, reuniu também na mesa de honra o diretor-geral do Campus, Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa, o diretor acadêmico em exercício, Paulo Roberto Pimentel Duavy, e o paraninfo do curso de Comércio, Luiz Roberto Alves dos Santos.

 

Alegria de pai para filha

Os alunos se apresentaram ao público acompanhados, em sua maioria, por familiares, que foram homenageados por terem contribuído para a sua formação. Beatriz Gurgel convidou o pai, o bugreiro Jacob Gurgel Neto, que não escondeu a satisfação de ver de perto o momento especial da estudante. "Foi emocionante! É um motivo de orgulho ver minha filha concluir um curso, para o qual se preparou bastante, em uma instituição de ensino de qualidade que tanto colaborou para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico", disse, emocionado.

Beatriz revelou que, como o pai, não conseguiu esconder a emoção durante a festa. "Momentos como a entrada dos concluintes e os discursos da noite me fizeram lembrar dos quatro anos em que a maioria de nós estudou nesta escola. O tempo passou muito rápido. Foi uma experiência incrível", disse.

 

Persistência, superação e diploma na mão

A cerimônia também foi especial para o aluno Celso Teodósio, que chegou em 2008 ao Campus para trabalhar como terceirizado na cantina do Seu João. Um ano mais tarde passou para a portaria, onde está até hoje e é querido por alunos, servidores e prestadores de serviço. Apesar do carinho, Celso queria mais, e decidiu se preparar para prestar o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico em Comércio, na forma EJA.

Na primeira tentativa, em 2013, ele não conseguiu ser aprovado. Contudo, perseverou nos estudos e no ano seguinte conquistou o objetivo. "Não estava preparado o bastante. Depois do resultado, percebi que teria que me esforçar mais para chegar aonde queria. Naquele ano [2013], graças ao incentivo de Marcos Jean [colega de sala que também participou da formatura] foi que entendi que já devia ter feito isso há muito tempo. Seu incentivo foi fundamental. Coloquei então na cabeça que o tropeço não podia me desanimar, que não era o fim, mas o começo de uma batalha", contou.

Para Celso, tudo mudou um ano depois, quando veio a aprovação no exame. "Havia começado uma nova era. Passei a sonhar mais alto. Tinha medo de Matemática, hoje sou fã. Penso até em buscar uma graduação na área de Exatas, no curso de Matemática ou Física, ou seguir com mais um curso técnico, desta vez na área de Logística", avaliou. 

No final, todo o esforço foi recompensado. Além do diploma de conclusão do curso, o aluno foi premiado com o certificado de distinção por ter tido o melhor desempenho acadêmico da sua turma. "Quando ouvi meu nome e me levantei da cadeira, nem tinha erguido a cabeça para ter a noção da dimensão daquele momento. Quando o diretor-geral se aproximou e me disse 'é um orgulho lhe entregar este certificado', me voltei para os que me aplaudiam e foi ali que a ficha caiu e o coração bateu a mil (risos). A emoção foi muito grande. Foi algo intenso, muito forte. Quase chorei, mas consegui me segurar", emocionou-se.

Com a palavra, o diretor-geral fez alusão a um dos maiores nomes da literatura nacional para ilustrar os desafios vivenciados por estudantes como Celso. "Ao trazer o ilustríssimo brasileiro Machado de Assis para a minha fala, quis dar o tom da necessidade de todos nós enfrentarmos as impossibilidades que o cotidiano nos impõe, que os nossos formandos, em particular os da modalidade EJA, tão bem representam. Todos eles desafiaram suas impossibilidades particulares e, cada um, ao seu modo, dá um grande exemplo de superação e realização efetiva".

O dirigente enfatizou, ainda, a interação que existe entre o Instituto e a sociedade, ao afirmar que "se a escola se fortalece, a comunidade da Zona Norte se fortalece, pois somos, em essência, uma 'fraternidade aprendente', como define o educador José Francisco Pacheco", completou.

 

Fala, oradora!

No momento mais aguardado da formatura, a concluinte Blenda Medeiros falou, em seu discurso, sobre o privilégio de sair do IFRN com uma base educacional deixada por profissionais comprometidos com o ensino, a pesquisa e a extensão. "Houve tempos em que poucas pessoas tinham acesso à educação – e ainda é um desafio diário fazer com que elas tenham a chance de compreender o mundo como ele é. Por esse motivo, podemos dizer que somos hoje, além de técnicos, indivíduos que enxergam além das técnicas: seres humanos atentos, atuantes e prontos para alcançarem suas metas", destacou.

A jovem também aproveitou a oportunidade para agradecer àqueles que lhe ofereceram todo o suporte durante sua permanência na Instituição. "Somos imensamente gratos ao corpo institucional por ter tão bem estruturado a nossa educação e aprendizado. Aos nossos queridos professores, em especial, por terem transmitido não só inúmeros conhecimentos de natureza acadêmica, mas também aquilo que diz respeito à vida. Agrademos por terem nos mostrado que, além do conhecimento, devemos saber lidar com suas aplicações em nossas vidas", ressaltou.

 

Fim ou até logo?

Em clima de festa, após o encerramento da solenidade, os concluintes lançaram o capelo para o alto e, em meio a uma chuva de papel picado, comemoraram a conquista ao som de 'Clarity', do DJ russo Zedd.

Para ver as fotos da solenidade, clique aqui.

 

Conteúdo relacionado:

02/04/2018 - Solenidade de conclusão dos cursos técnicos acontece nesta quarta-feira (4)

02/04/2018 - Ginásio poliesportivo será interditado nos dias 3 e 4 de abril

02/04/2018 - Publicada listagem final de concluintes aptos a participar de cerimônia

22/03/2018 - Divulgada lista de concluintes aptos a participar de solenidade

22/12/2017 - Comissão organizadora se reúne com concluintes na quarta-feira (27)