Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO

Edmilson Campos é nomeado diretor-geral pro tempore do Campus

Eleito pela comunidade escolar, professor aguarda exercer em breve o mandato em definitivo

Publicada em 23/04/2020 Atualizada há 12 meses

"O momento é, sobretudo, de união e fortalecimento da nossa institucionalidade", destacou Edmilson

O professor Edmilson Barbalho Campos Neto, diretor acadêmico titular do CampusNatal-Zona Norte desde agosto de 2018, foi nomeado nesta quinta-feira (23) para o cargo de diretor-geral pro tempore, por intermédio da Portaria n° 66/2020-RE/IFRN, assinada por Josué de Oliveira Moreira, reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mesmo com 95% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido em dezembro de 2019, ainda não é desta vez que o educador será nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. "Estamos assumindo a Instituição em meio a desafios e lutas sem precedentes na nossa história. Quisera todos que estivéssemos passando por um momento histórico diferente, mas vamos abraçar juntos esta missão e atuar em benefício do nosso Campus, lutando para atravessar este período de pandemia e iniciar nosso mandato em definitivo. O momento é, sobretudo, de união e fortalecimento da nossa institucionalidade. Agradeço imensamente o apoio que recebi e venho recebendo da nossa comunidade desde a nossa eleição e dizer que trabalharemos com os valores defendindos na campanha para fazer crescer com inovação, transparência e diálogo a nossa Instituição.", declarou Edmilson.

 

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o IFRN realizou, no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de diretores-gerais de campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição dos professores José Arnóbio de Araújo Filho, ao cargo máximo do Instituto, e Edmilson Barbalho Campos Neto, para diretor-geral doCampus Natal-Zona Norte.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20). Contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação de José Arnóbio, o MEC nomeou Josué Moreira como reitor pro tempore para o comando do Instituto.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não ocupasse o cargo temporariamente, todos os diretores-gerais eleitos para os campi foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam José Arnóbio ser nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

 

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pelo IFRN neste momento, uma vez que segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. "Teremos a oportunidade celebrar nossa nomeação em definitivo quando retornarmos à normalidade em nossas atividades institucionais", destacou Edmilson. O dirigente revelou ainda o desejo de realizar, na próxima semana, uma live (bate-papo ao vivo) no Instagram do Campus para anunciar a sua nova equipe.

 

Sobre Edmilson Campos

Natural de Natal/RN, Edmilson Campos, 30 anos de idade, ingressou em 2005 no IFRN, outrora CEFET-RN, como estudante do Curso Técnico em Informática e seguiu no Instituto no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ao concluir a graduação em 2011, ingressou no mesmo ano como professor de Sistemas de Informação no IFRN, passando pelos campi Apodi, João Câmara e Ceará-Mirim, até chegar, em 2014, ao Campus Natal-Zona Norte.

Já no Instituto, concluiu o mestrado e, em seguida, o doutorado em Computação pela UFRN. Foi eleito, por dois mandatos, membro do Conselho Superior (Consup) do IFRN e, no Campus Natal-Zona Norte, foi coordenador de curso, coordenador de Pesquisa e Inovação e substituto eventual do diretor acadêmico. Titular da Diretoria Acadêmica até então, acumulou também experiências como diretor-geral, preparando-se para o cargo, durante férias e demais afastamentos legais do professor Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa, gestor máximo do Campus por dois mandatos (2012-2019).